esportes@cascavelnews.com.br

Após terminar o campeonato 2014 na quarta posição entre 16 competidores em sua primeira temporada no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o Moto1000 GP, o piloto cearense José Duarte parte para a sua segunda temporada completa na competição e tem investido na preparação para começar bem a batalha pelo título de 2015 na categoria GPR 250.
Aos 17 anos, José Duarte mantém uma rotina de treinos e atividades que passam por um trabalho de orientação nutricional, atividades físicas, reeducação postural global (RPG), pilates, e treinamentos na pista com moto.
Filho do também piloto Wagner Duarte, ele iniciou sua carreira disputando provas de motocross, mas decidiu trocar o terreno acidentado pelo asfalto e, em 2013 participou da última etapa do Moto1000 GP em Cascavel, no Paraná.
Em 2014, já no Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, teve um ano de aprendizado e terminou a competição na quarta colocação, subindo ao pódio em seis das oito etapas disputadas.
O convite para ele integrar a escuderia do maior representante brasileiro no motociclismo surgiu após Alexandre Barros acompanhar sua participação em um curso de pilotagem. Como bom caça talento Barros enxergou o potencial do cearense e fez a proposta, logo aceita por ele e seu pai, que não tem poupado esforços para realizar o sonho dos dois.
Em meio às disputas da competição nacional, ele encontrou tempo para participar do Campeonato Nordestino de Motovelocidade, Fast1000 GP, na categoria 250cc e foi campeão em 2014.
O atleta aposta em um ano competitivo, mas mostra disposição para encarar o desafio que terá este ano. “Sei que tenho uma missão difícil este ano, mas com o apoio que tenho dos meus pais e da equipe, espero chegar ao fim da competição na disputa pelo título da minha categoria. Não há nada fácil, tampouco impossível. Vou fazer o que estiver ao meu alcance. Se pedirem 100 farei 110”, disse o jovem campeão nordestino de motovelocidade.
A quinta temporada do Moto 1000 GP tem início no dia três de maio, com a primeira das oito etapas no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais (PR). O calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade prevê a realização das provas nos autódromos do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, e Goiás.