O novo desafio do gaúcho César Ramos (BMP Proar) pode ser considerado uma espécie de campeonato mundial. Em Zandvoort, na Holanda, Ramos disputará neste final de semana a edição 2009 do Masters de Fórmula 3, competição que reúne pilotos de diversos campeonatos da categoria espalhados pelo mundo. Tradicional evento, disputado desde 1991, o Masters já foi vencido por pilotos como David Coulthard, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.
Cerca de 40 pilotos disputarão o título, que será decidido de uma forma muito rápida. Neste sábado os pilotos irão à pista para um treino de apenas 30 minutos, atividade seguida pela tomada de tempos. Ainda no sábado os pilotos, divididos em dois grupos, disputarão a prova classificatória. No domingo, o vencedor de uma prova de 25 voltas será declarado o campeão.
É uma competição de tiro curto, muito dinâmica, avalia César Ramos, que em 2009 disputa sua primeira temporada na Fórmula 3 Européia, depois de dois anos competindo na Fórmula Renault Italiana e Européia. Tenho que usar muito bem os trinta minutos de treino para conhecer melhor a pista. Ainda bem que a maioria dos pilotos não conhece Zandvoort ainda, lembra o piloto, citando o fato de que nos dois anos anteriores a competição foi disputada em Zolder, na Bélgica. A atual geração da Fórmula 3 não correu aqui ainda, emenda.
Outra boa razão para César Ramos disputar o Masters em Zandvoort é que uma das etapas do Europeu de Fórmula 3, a quarta, será disputada na pista holandesa. A rodada dupla está prevista para 17 a 19 de julho. Será interessante também para eu poder me ambientar ainda mais com Zandvoort, já que teremos duas importantes provas lá pelo Europeu, diz o piloto BMP Proar.
As pretensões de César Ramos para este final de semana são de ficar entre os dez primeiros na competição. É meu primeiro ano na categoria, terei ainda mais adversários do que no Europeu, todos muito competentes e ficar entre os dez primeiros será um grande resultado, encerra o piloto de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.