esportes@cascavelnews.com.br

Depois de 10 anos competindo no kart e de uma vitoriosa primeira temporada no automobilismo internacional, o gaúcho César Ramos (BMP Proar) terá pela frente um novo desafio, que começa a ser enfrentado neste final de semana na Bélgica, no lendário autódromo de Spa-Francorchamps. César Ramos, de grandes atuações no campeonato Italiano de Fórmula Renault no ano passado – inclusive em Spa –, disputará a primeira rodada dupla da Eurocup, o Europeu de Fórmula Renault.
Ainda mais disputada e equilibrada que o Italiano, a Eurocup terá 42 pilotos na pista já nesta primeira etapa, o que torna o desafio ainda maior. “O nível entre estes pilotos todos é ainda mais elevado do que no Italiano. Já aprendi muita coisa no ano passado e agora pretendo utilizar estes ensinamentos para terminar a Eurocup entre os cinco primeiros”, diz César Ramos, Campeão Brasileiro de kart em 1999 e 2003 e do Winter Series da Fórmula Renault no ano passado. “No Italiano eu quero ser campeão”, emenda.
A Eurocup usa um sistema de tomada de tempos diferente do Italiano. Depois de apenas dois treinos de 30 minutos, os pilotos são divididos em dois grupos, que tomarão tempos em uma única sessão de 15 minutos. Os cinco primeiros de cada grupo participarão da “super pole”, quando terão direito a uma única volta para definir suas posições no grid de largada. Porém, nem todos os pilotos poderão participar das provas. Em Spa apenas os 36 mais rápidos estarão classificados e os demais “voltam para casa” mais cedo. “É uma dificuldade a mais que todos enfrentam. Não chega a preocupar muito, porque tenho sido rápido e a equipe é de ponta, mas sempre se tem que tomar cuidado para não ficar de fora das provas”, conta o piloto de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Durante a última semana César Ramos e sua equipe, a BVM Minardi, participaram de treinos coletivos na França, em Paul Ricard e Le Mans, em preparação para esta estréia na Eurocup. “Na abertura do Italiano meu carro foi bastante danificado em um acidente, então nestes treinos eu estava usando o novo, que ainda não tem o acerto que queremos. Mas fiz bons treinos mesmo assim e finalizei em 12º em Le Mans”, contou o piloto BMP Proar. “Temos que desenvolver o carro novo um pouco mais. O que bateu está sendo reconstruído e ainda não sabemos qual vamos usar em Spa. Mas o certo é que terei um carro competitivo”, completou.
As expectativas de César Ramos são boas para esta estréia. “Ano passado corri em Spa pelo Italiano e obtive ótimos resultados. Isto, porém, foi ainda no início da temporada e todos aprendemos muito de lá para cá. As duas provas serão difíceis, mas acho que posso terminar o final de semana comemorando boas conquistas”, finalizou.