O gaúcho César Ramos (BMP Proar) terminou sua segunda participação em uma final da Seletiva de Kart Petrobras com o vice, depois de ótimas atuações durante todas as atividades do evento, encerrado hoje à tarde, em Piracicaba (SP).
A decisão da Seletiva de Kart Petrobras reuniu 14 pilotos classificados em competições no Brasil e na Argentina durante toda a atual temporada e foi disputada com equipamento (chassi e motor) rigorosamente igual para todos os competidores. Depois de chegar da Itália na manhã de segunda-feira), onde no dia anterior conquistara o título de campeão do Winter Series da Fórmula Renault, Ramos começou ontem a disputa da final em Piracicaba e logo no primeiro dia finalizou as atividades na vice-liderança.
Na primeira eliminatória de hoje César Ramos chegou em segundo, garantindo vaga para as finais que reuniria os seis melhores de maneira direta, sem ter necessidade de passar pela repescagem. Pelo regulamento e de acordo com a pontuação obtida pelos pilotos até então, o representante BMP Proar garantiu a segunda posição no grid de largada para a primeira das duas provas finais.
Porém, na largada das duas corridas, ele acabou sendo envolvido em incidentes que prejudicaram sua luta pelo maior prêmio já visto no kartismo nacional: um cheque de R$ 100 mil oferecido pela Petrobras ao vencedor da Seletiva 2007. Na primeira um enrosco na largada o jogou para a 6ª colocação e Ramos mostrou boa recuperação ao terminar em 3º, mesma posição em que largaria na última e decisiva corrida.
Outro incidente na largada acabou por lhe jogar novamente para a última posição, mas desta vez não houve possibilidade de recuperação e o gaúcho terminou a prova em 5º lugar. Mesmo com os problemas nas duas largadas, César Ramos terminou a Seletiva Petrobras com o vice-campeonato, resultado que foi considerado satisfatório pelo piloto. Fiz o que pude, mas seria muito difícil ganhar do Suzuki, o título e o prêmio eram dele, sem dúvida alguma, elogiou Ramos, referindo-se ao paulista Rafael Suzuki, vencedor da Seletiva 2007. Mesmo assim, gostei muito de minha participação. Cheguei em cima da hora e fui um dos únicos que não tinha um conhecimento prévio do kartódromo de Piracicaba. Então, acho que o balanço foi ótimo, apesar de eu não ter vencido, encerrou o piloto.
Confira a pontuação final entre os seis classificados para as finais
1º) Rafael Suzuki, com 50 pontos
2º) César Ramos, 38
3º) Felipe Guimarães, 33
4º) Douglas Hiar, 33
5º) Alexandre Ruiz Filho, 31
6º) Alain Sisdeli, com 23 pontos