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A equipe Via Itallia, de Francisco Longo e Daniel Serra, venceu ontem, em Interlagos, a 27ª edição da prova 500 km de São Paulo, que contou com 27 carros na largada. Com Ferrari F430, a dupla completou as 113 voltas em 3h12m31s930. A prova foi interrompida três voltas antes do final programado de 117 passagens pelos 4.309 metros do Autódromo Municipal José Carlos Pace. O motivo foi um acidente na volta 114 envolvendo Claudemir Barros, Nono Figueiredo e Pedro Queirolo, que fez lembrar a tragédia que resultou no falecimento do piloto Rafael Sperafico.
Nonô Figueiredo, com o Porsche 911 GT3 RSR, vinha perseguindo o líder Daniel Serra, que estava cerca de 2s à frente. Na Curva do Café, no momento em que fazia ultrapassagem sobre o Spyder Race de Claudemir Barros, então retardatário, houve um choque entre ambos. Enquanto Nonô se dirigia para os boxes com o pneu traseiro direito furado e a estrutura do Porsche comprometida em razão por ter rigorosamente “decolado”, Barros batia violentamente nas defensas da parte externa da pista. Ao retornar desgovernado, foi colhido pela Ferrari F430 Challenge de Pedro Queirolo, da FG Racing, que ainda conseguiu desviar para evitar um choque lateral de altas proporções, embora não tenha conseguido evitar a batida.
Apesar de as conseqüências não terem sido graves – Barros teve um corte na língua e uma luxação no pescoço – a quantidade de destroços e a necessidade de resgatar o piloto imediatamente fizeram com que o diretor de prova Ernesto Costa e Silva determinasse a bandeira vermelha. Dessa forma, foi validado o resultado da 113ª volta como final.
As cinco posições do pódio foram ocupadas por carros da categoria I. O estouro de dois pneus não impediu que trio Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo conquistasse o 2º posto, seguido por Eduardo de Souza Ramos, Leandro de Almeida e Guilherme Spinelli, que enfrentaram problemas de freios praticamente durante toda a corrida no Ford GT da equipe Old Boys. Valter Rossete e Norberto Gresse Filho, com Maserati Light da FG Racing, e os pilotos do Porsche 911 GT3 Cup (Scuderia 111), Guilherme Figueroa e Pedro Gomes completaram o pódio da geral.
Entre os competidores da categoria II, o trio do BMW M3 da equipe Eurobike – Henry Visconde, Fábio Sotto Mayor e Ricardo Landi faturaram a vitória. Landi, aliás, foi o único piloto desta edição a vencer em duas categorias, pois ele também conduziu o outro carro da equipe, o Volvo C30, ao lado de Geciel de Andrade no grupo IV. Entre os protótipos nacionais da categoria III, o grande domínio foi de Lorenzo e Paulo Varassin, com o Protótipo OCR, que lideraram praticamente todas as 98 voltas completas pela classe.
Mas se essas equipes festejavam resultados positivos, a Metal Moro, pelo contrário, via-se alijada da prova por um filtro de óleo do motor, peça que custa menos de R$ 50. Conduzido por Juliano Moro e Christian Castro, o Protótipo MRX registrou o melhor tempo de todo o final de semana e garantiu a pole position. Mas na 11ª volta o carro encostava lentamente ao final da reta oposta e foi rebocado para os boxes. Uma rachadura no filtro provocou forte vazamento e Ademar Moro, o chefe da equipe, optou por não retornar para não correr o risco de perder o motor, preparado por Daniel Prato.