esportes@cascavelnews.com.br

Marcada pela disputa de cada bateria sob uma condição climática distinta, a quinta etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos teve Edoli Pedro Caus Júnior, no grupo A, e Diego Barroso, no grupo N, como vencedores. A prova de ontem no Autódromo Internacional de Cascavel teve seu término antecipado em oito voltas, conseqüência da chuva que impediu a seqüência das disputas.
Na primeira bateria, Alysson Moreno, líder do grupo A, venceu de ponta a ponta. Durante as 25 voltas da prova, o piloto da Seidel Preparações recebeu pressão de Caus, que terminou a prova em segundo lugar, menos de meio segundo atrás. Ele é vice-líder da competição. Marlon Bastos, também piloto da Seidel, largou em 13º e já aparecia em terceiro quando teve de parar pela primeira vez nos boxes, com problemas no Gol número 12.
Bastos ficou em nono na classificação final da bateria. O terceiro lugar foi de Ingmar Biberg, que alinhou do fim do grid por não ter participado das tomadas de tempo classificatórias e herdou o terceiro lugar com o problema de Bastos. A definição do quarto lugar no grupo A aconteceu apenas na última volta. Depois de pressionar durante mais da metade da prova, Thiago Klein, com o Escort da Speed Car, ultrapassou Jair Peasson, da Ribecar.
Luís Fernando Pielak, da Sérgio Ferrari Racing Team, aproveitou a manobra e assumiu o quinto lugar. Peasson tentou revidar a ultrapassagem de Klein com uma condução considerada anti-desportiva pela direção de prova, motivo pelo qual foi punido com o acréscimo de 20 segundos a seu tempo total de prova – ficou em sétimo no grupo A. O sexto foi o estreante Wanderley Faust, com o Corsa Sedan da Sérgio Ferrari Racing Team.
No grupo N, Leônidas Fagundes Júnior, vice-líder do campeonato, assumiu a liderança na primeira volta e a manteve até entrar nos boxes, cinco voltas depois, para um breve reparo no Voyage da Stumpf Preparações. Com isso, César Chemin reassumiu o comando da corrida e o manteve até o final. Fagundes, mesmo tendo caído para o fim do pelotão, valeu-se das duas intervenções do safety car para voltar à disputa principal.
O esforço foi recompensado com o segundo lugar. Gelson Veronese, com o Uno da Street Four, ficou em terceiro, imediatamente à frente de Diego Barroso, da Ferrari Motorsport, e do toledano Miguel Laste, da Speed Car. A capotagem de Luiz Vessaro, da Speed Car, motivou a primeira intervenção do safety car. Na relargada, um toque com Veronese fez Cleves Formentão, da Ribecar, sair da pista e bater, devolvendo os carros de serviço à pista.
A segunda bateria começou com chuva, o que levou maioria dos pilotos a determinar a troca dos pneus dos carros – procedimento que implicaria perda de 15 segundos em relação ao tempo total de prova. Com condições críticas de aderência, acidentes não seriam surpresa. O primeiro aconteceu na sexta volta, quando Dirceu Almeida bateu forte na reta oposta do circuito. O Voyage da equipe Sivel ficou destruído e o piloto saiu do carro ileso.
O acidente determinou a intervenção do safety car, que permaneceu na pista por 11 voltas, até que a direção de prova determinou pelo encerramento da bateria com dois terços da distância inicialmente prevista. Caus liderava com Pielak em segundo, Klein em terceiro, Faust em quarto e Bastos em quinto. No grupo N, Barroso venceu a bateria com Marcos Cortina, da Cortina Preparações, em segundo. Cleverson Thomé, da Caús Motorsport, era terceiro.
A soma dos pontos das duas baterias determinou a primeira vitória de Caus na temporada, com 45 pontos. Pielak, com 27, ficou em segundo, com um ponto a mais que Moreno, que abandonou a segunda bateria. Klein somou 24. Faust e Bastos empataram com 17 pontos e o primeiro, estreando na categoria, ficou com o quinto lugar e direito ao pódio por ter um resultado mais expressivo na bateria final, critério imediato de desempate.
No grupo N, Barroso e Fagundes empataram com 31 pontos. O mesmo critério foi aplicado ao primeiro, vencedor da bateria final. Chemin, com 30, ficou em terceiro lugar. Veronese, com 25, foi o quarto. Os irmãos Cleverson e Jefferson Thomé ficaram em quinto com 17 pontos, mesmo total de Cortina. A chuva inviabilizou a festa no pódio e a premiação aos vencedores será feita na noite de quinta-feira, no Auto Posto Maçarico.
A sexta e última etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos está confirmada para 25 de novembro, novamente no autódromo de Cascavel.

CONFIRA OS RESULTADOS DA QUINTA ETAPA
PRIMEIRA BATERIA, 25 VOLTAS
1º) Alysson Moreno (GM Corsa/Seidel Preparações/A), 36m42s232
2º) Júnior Caus (GM Corsa/Caús Motorsport/A), a 0s490
3º) Ingmar Biberg (Renault Clio/Sorbara Motorsport/A), a 12s406
4º) Thiago Klein (Ford Escort/Speed Car/A), a 21s309
5º) Luís Fernando Pielak (VW Gol/Sérgio Ferrari Racing Team/A), a 22s782
6º) César Chemin (Ford Escort/Sorbara Motorsport/N), a 33s558
7º) Leônidas Fagundes Júnior (VW Voyage/Stumpf Preparações/N), a 39s811
8º) Gelson Veronese (Fiat Uno/Street Four Motorsport/N), a 42s352
9º) Wanderley Faust (GM Corsa Sedan/Sérgio Ferrari Racing/A), a 44s250
10º) Diego Barroso (VW Voyage/Ferrari Motorsport/N), a 44s881
11º) Jair Peasson (VW Gol/Ribecar/A), a 49s052
12º) Miguel Laste (Ford Escort/Speed Car/N), a 53s485
13º) Walter Lima/André Lima (VW Gol/Lagarto Motorsport/N), a 1min16s673
14º) Maílson Araújo (VW Voyage/Ferrari Motorsport/N), a 1 volta
15º) Paulo Vessaro (Fiat Palio/Fipal/A), a 1 volta
16º) Jefferson Fonseca Júnior/Rafael Favarin (VW Voyage/Favarin Competições/N), a 1 volta
17º) Beto São Judas (VW Gol/Cortina Preparações/N), a 1 volta
18º) Cleverson Thomé/Jefferson Thomé (VW Gol/Caus Motorsport/N), a 2 voltas
19º) Rogelio Faoro (VW Voyage/Faoro Racing/N), a 2 voltas
20º) Marlon Bastos (VW Gol/Seidel Preparações/A), a 3 voltas
22º) Marcos Cortina (VW Gol/Cortina Preparações/N), a 3 voltas
23º) Cleves Formentão (VW Voyage/Ribecar/N), a 4 voltas
NÃO CLASSIFICADOS
Dirceu Almeida (VW Voyage/Sivel Competições/N), a 11 voltas
Luiz Vessaro/Levy Scarpin (VW Voyage/Speed CarN), a 18 voltas
Antonio Barroso (VW Voyage/Ferrari Motorsport/N), a 22 voltas
Melhor volta: Marlon Bastos, na 3ª, 1min21s024, média de 135,293 km/h

SEGUNDA BATERIA, 17 VOLTAS
1º) Júnior Caús (GM Corsa/Caús Motorsport/A), a 0s490
2º) Luís Fernando Pielak (VW Gol/Sérgio Ferrari Racing Team/A), a 22s782
3º) Thiago Klein (Ford Escort/Speed Car/A), a 21s309
4º) Diego Barroso (VW Voyage/Ferrari Motorsport/N), a 44s881
5º) Wanderley Faust (GM Corsa Sedan/Sérgio Ferrari Racing Team/A), a 44s250
6º) Marcos Cortina (VW Gol/Cortina Preparações/N), a 3 voltas
7º) Cleverson Thomé/Jefferson Thomé (VW Gol/Caús Motorsport/N), a 2 voltas
8º) Walter Lima/André Lima (VW Gol/Lagarto Motorsport/N), a 1min16s673
9º) Marlon Bastos (VW Gol/Seidel Preparações/A), a 3 voltas
10º) Leônidas Fagundes Júnior (VW Voyage/Stumpf Preparações/N), a 39s811
11º) Cleves Formentão (VW Voyage/Ribecar/N), a 4 voltas
12º) Gelson Veronese (Fiat Uno/Street Four Motorsport/N), a 42s352
13º) César Chemin (Ford Escort/Sorbara Motorsport/N), a 33s558
14º) Miguel Laste (Ford Escort/Speed Car/N), a 53s485
15º) Luiz Vessaro/Levy Scarpin (VW Voyage/Speed CarN), a 18 voltas
16º) Paulo Vessaro (Fiat Palio/Fipal/A), a 1 volta
17º) Maílson Araújo (VW Voyage/Ferrari Motorsport/N), a 1 volta
18º) Beto São Judas (VW Gol/Cortina Preparações/N), a 1 volta
19º) Jefferson Fonseca Júnior/Rafael Favarin (VW Voyage/Favarin Competições/N), a 1 volta
NÃO CLASSIFICADOS
Alysson Moreno (GM Corsa/Seidel Preparações/A), 36min42s232
Ingmar Biberg (Renault Clio/Sorbara Motorsport/A), a 12s406
Dirceu Almeida (VW Voyage/Sivel Competições/N), a 11 voltas
19º) Rogelio Faoro (VW Voyage/Faoro Racing/N), a 2 voltas
NÃO LARGARAM
Jair Peasson (VW Gol/Ribecar/A)
Antonio Barroso (VW Voyage/Ferrari Motorsport/N)
Melhor volta: Marlon Bastos, na 3ª, 1min33s224, média de 117,588 km/h