esportes@cascavelnews.com.br

A última etapa do atletismo na fase final dos 50º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), em Toledo, foi atrapalhada pelo vendaval no final da manhã de hoje, deixando a pista do Estádio 14 de Dezembro impraticável. As provas foram transferidas para amanhã pela manhã, quando haverá a definição do título geral.
A ginástica rítmica também termina nesta segunda-feira. Londrina, a exemplo do ano passado, não participa da competição que reúne 110 municípios.
Nas etapas que foram realizadas, o destaque ficou para algumas conquistas de atletas que já podem ser considerados veteranos nos Jogos Abertos, porém, com muitos títulos nacionais e internacionais.
O revezamento 4x100m masculino de Cascavel pode ser considerado um exemplo desta longevidade. Apesar de ter ficado com a medalha de prata, a equipe comemorou a performance. Victor Abrozino, que nestes jogos está se dividindo entre as funções de atleta e técnico, é um dos integrantes do revezamento junto com Israel de Melo, que aos 43 anos ajudou na conquista da medalha. Recentemente, Israel foi vice-campeão mundial máster, na Alemanha. Completaram o revezamento Guilherme Pava e Gregório Bresart.
Outro representante de Cascavel que faturou medalha é Cleiton Luiz Aguiar, que ganhou a prova dos 1500m. Cleiton obtém o recorde da prova deste 2003, com 3m4s83; mas desta vez, até pelo passar dos anos, completou a prova com 11 segundos acima desta marca. Cleiton marcou época em 2000, quando competiu por Francisco Beltrão, e cravou os recordes dos 1500m, 3000m e 5000m.
Foz do Iguaçu também tem os seus representantes da velha guarda. Sérgio Muniz dos Santos juntou mais uma medalha dos Jogos Abertos em seu currículo premiado. Desta vez no salto em distância, com a marca de 7m54. Até hoje, Sérgio tem um recorde dos Jogos da Juventude, conquistado em 1993, com 7m34.
Júlio Cezar Ramos já mostra a força da nova geração. Há três anos, deixava os Jogos da Juventude com o ouro no lançamento do disco. Agora, em Toledo, ele assegurou o ouro no arremesso do peso, com a marca de 14m91, representando Foz do Iguaçu.