É de Wellington Cirino (Mercedes-Benz) a pole position para a quarta etapa do Grande Prêmio Crystal de Fórmula Truck, que será disputado amanhã, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Ele cravou 1m47s244, média de 128,73 Km/h no Top Qualifyng, parte final da sessão em que os oito mais rápidos retornam à pista a formação das quatro primeiras filas do grid.
O caminhão mostrou-se regular no geral, avaliou Cirino, que aponta dois fatores para falar em vitória amanhã. Além de largar em primeiro, o caminhão terá que ter rapidez e confiabilidade. E acho que temos esse pacote, destaca ele, que venceu a etapa de Goiânia em 2005 e 2009. Separado por um décimo de segundo (1m47s344), Beto Monteiro (Iveco) larga na segunda colocação, o que considera um ótimo resultado. É importante largar ao lado de um Mercedes, que é a marca que tem vencido no último ano, afirmou.
Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), que havia previsto na tarde de ontem que tinha equipamento para estar entre os quatro no grid, abre a segunda fila em terceiro (1m47s422). Acertei, definiu com bom humor. Ele citou a resistência do caminhão como caminho para vencer no domingo. A ideia é fazer uma corrida de resistência, preservando o equipamento. Felipe Giaffone (MAN) é o quarto no grid. O caminhão ficou um pouco chocho no último trecho, acho que errei, imagina. Mas disse que está pertinho, se referindo ao desempenho do seu caminhão em relação aos mais rápidos.
O líder do campeonato Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) fecha o grupo dos cinco primeiros. Ele teve o motor quebrado no segundo treino de ontem e classificou com o motor reserva. Mas acabei fritando os pneus na primeira parte do treino, o que complicou um pouco as coisas, informou, ele que também acredita numa corrida longa e resistente.
Dois dos candidatos ao primeiro lugar no grid enfrentaram problemas mecânicos. Roberval Andrade (Scania), vencedor da prova em 2002 e 2008, teve quebra do motor (virabrequim). Leandro Reis (Scania), pole position do ano passado, quebrou o motor (pistão) no último treino livre e não participou do classificatório. O atual campeão brasileiro e sul-americano, Leandro Totti (Volskwagen), excedeu a velocidade de 160 Km/h no ponto de radar e larga entre os últimos.
A corrida terá largada às 13 horas e será transmitida ao vivo pela Band.
Confira o grid de largada da Fórmula Truck em Goiânia
1º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, 1m47s244
2º) Beto Monteiro (PE), Iveco, 1m47s344
3º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, 1m47s422
4º) Felipe Giaffone (SP), MAN, 1m47s463
5º) Paulo Salustiano (SP), Mercedes-Benz, 1m47s563
6º) André Marques (SP), Volkswagen, 1m47s857
7º) Djalma Fogaça (SP), Ford, 7m52s097
8º) Régis Boessio (RS), Mercedes-Benz, sem tempo
9º)Diogo Pachenki (PR), Mercedes-Benz, 1m48s584
10º) Adalberto Jardim (SP), Volkswagen, 1m48s788
11º) Alberto Cattucci (SP), Volvo, 1m48s946
12º) Valmir Benavides (SP), Iveco, 1m49s331
13º) Jansen Bueno (PR), Volvo, 1m49s709
14º) João Marcos Maistro (PR), Volvo, 1m50s257
15º) Luiz Lopes (SP), Iveco, 1m50s274
16º) José Maria Reis (GO), Scania, 1m50s294
17º) Rogério Castro (GO), Volvo, 1m50s479
18º) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen, 1m50s714
19º) Ronaldo Kastropil (SP), Scania, 1m52s087
20º) Alex Caffi (ITA), Iveco, 1m52s171
21º) Raijan Mascarello (MT), Ford, 1m54s851
22º) Roberval Andrade (SP), Scania, 36m11s256
Média do 1º: 128,73km/h
Penalizados: Edu Piano e Leandro Totti
Sem tempo: Leandro Reis e Pedro Muffato