SÃO PAULO (SP) A exemplo do que ocorreu no ano passado, o paranaense Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, quer arrancar para a conquista do título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em Interlagos. No próximo domingo a pista paulistana será palco da quinta etapa da temporada. O campeonato chega a metade, tendo como líder o paulista Valmir Benavides, com 89 pontos, enquanto que Cirino é o sexto com 44.
No ano passado Cirino largou na pole position e venceu em Interlagos, iniciando a fantástica série de vitórias que se seguiram em Londrina (PR) e Campo Grande (MS), que o levaram ao título, tornando-se o único tetracampeão da Fórmula Truck. Este ano ele espera repetir a mesma performance e arrancar rumo a conquista do pentacampeonato.
Cirino tem motivos de sobras para estar confiante na vitória. Já largou na pole position em Interlagos em 2202, 2003 e 2008 e nas três oportunidades conquistou a vitória. A pista paulista é favorável ao Mercedes-Benz Axor 2044. Em função de suas características, com subidas e descidas, pode-se tirar proveito de toda a potência do motor eletrônico da Mercedes-Benz. A potência do motor é importante em Interlagos e podendo tirar proveito disso, buscarmos a vitória, afirma Cirino.
Outro fator que deixa o piloto paranaense confiante na vitória é os treinos realizados no início deste mês em Curitiba, quando a suspensão de seu caminhão apresentou boa evolução. Com a suspensão melhor, podemos transferir para o chão toda a potência do motor. Com a suspensão e a potência do motor equalizados, podemos pisar fundo que não corremos o risco de destracionar, salienta Cirino.
Campanha idêntica
Para quem acredita em superstição a campanha de Cirino este ano é um prato cheio para acreditar na conquista do título. Ele chega a Interlagos na sexta colocação na classificação do campeonato, a mesma posição do ano passado. A diferença de pontos é praticamente a mesma. No ano passado ele estava a 48 pontos do líder Geraldo Piquet, seu companheiro de equipe. Este ano ele está a 45 de Benavides.
Para Cirino os números são apenas coincidências. A situação é muito parecida e se pode dizer que até é melhor porque a diferença de pontos para o líder é melhor. A diferença é que este ano muitos mais pilotos estão na briga pela vitória e na luta pelo título. Mas a verdadeira superstição é trabalho duro e todos na equipe ABF/Mercedes-Benz estão se desdobrando para atingirmos nossos objetivos. Interlagos é o momento certo para reagirmos no campeonato e quem sabe com uma série de vitórias, finaliza Cirino.
Classificação do campeonato após 4 etapas
1º) Valmir Benavides (SP), com 89 pontos
2º) Felipe Giaffone (SP), 78
3º) Renato Martins (SP), 59
4º) Geraldo Piquet (DF), 56
5º) Djalma Fogaça (SP), 47
6º) Wellington Cirino (SP), 44
7º) Roberval Andrade (SP), 38
8º) Fabiano Brito (PR), 27
9º) Danilo Dirani (SP), 21
10º) Vignaldo Fizio (SP), 20
11º) João Maistro (PR), 18
12º) Pedro Muffato (PR), 17
13º) Leandro Reis (GO), 14
Adilson Cajuru (SP), 14
Fred Marinelli (SP), 14
José Cangueiro (SP), 14
17º) Beto Monteiro (PE), 10
18º) Urubatan Helou Júnior (SP), 5
19º) Régis Boéssio (RS), 4
José Maria Reis (GO), 4
19º) Débora Rodrigues (SP), com4 pontos
Campeonato de Marcas
1º) Volkswagen, com 229 pontos
2º) Mercedes-Benz, 125
3º) Scania, 73
4º) Volvo, 70
5º) Ford, 52
6º) Iveco, 38
7º) Man, sem pontos