esportes@cascavelnews.com.br

Quatorze dos 16 clubes inscritos para as disputas do Campeonato Paranaense de Futsal da Divisão Especial 2007 (Chave Ouro) se fizeram presentes na reunião do Conselho Arbitral, realizada sábado, na cidade de Umuarama, oportunidade em que aprovaram o regulamento da competição para a temporada deste, cujo início está marcado para o mês de março.
Associação Copagril/Marechal Cândido Rondon, Lândia Alimentos/Matelândia, Santa Paula Esporte Clube/Ponta Grossa, São Lucas F. Clube/Paranavaí, Associação de Futebol de Salão de Umuarama, Costa Oeste Informática/Medianeira, A. D. C. Tagliari/Campo Mourão, Clube Atlético Deportivo/Guarapuava, Ciagym Maringá, Toledo Futsal, CAFÉ Cianorte, Cascavel Futsal Clube e Clube Atlético Patobranquense foram as equipes que integram a elite do futebol de salão paranaense e que se fizeram representar na reunião do Conselho Arbitral da Chave Ouro, sábado passado, em Umuarama. Os únicos clubes ausentes à reunião foram o Paraná Clube/Arte & Teto e o Movimento Esporte Clube/Palmas.
Por decisão dos clubes presentes a reunião do Conselho Arbitral, o regulamento do Campeonato Paranaense da Divisão Especial deste ano de 2007 será regido – praticamente – pelo mesmo regulamento do ano passado, um regulamento que foi apresentado pela Federação Paranaense de Futebol de Salão e que vem sendo usado nos últimos anos, em cinco fases.
Na primeira fase as 16 equipes jogarão entre si, em turno único. Os 12 clubes melhores colocados ao final da primeira fase, pelo sistema de pontos corridos, se classificarão para a segunda fase, sendo que os dois últimos colocados cairão para a Primeira Divisão, a Chave Prata do próximo ano.
Na segunda fase os 12 clubes classificados serão divididos em dois grupos de seis equipes cada. Nessa etapa os clubes jogarão entre si, em turno e returno, dentro de seus respectivos grupos, pelo sistema de pontos corridos. Os oito melhores colocados – os quatro primeiros de cada grupo – passarão para a etapa seguinte, a de número três.
Na terceira fase da competição, a qual terá a participação de apenas oito equipes, quatro do Grupo “A” e quatro do “B” da fase anterior, os jogos de ida e volta, pelo sistema eliminatório, sendo que as equipes de melhor índice técnico terão o direito de fazer o segundo jogo em casa. Isto significa dizer que a equipe que vencer os dois jogos ou ganhar um e empatar o outro, se classificará para a fase seguinte. Se, entretanto, houver empate, isto é, acontecer a vitória de um no primeiro jogo e a vitória do outro, no segundo, ou, um empate em cada jogo, a decisão será feita através de um terceiro confronto.
A ordem dos jogos na terceira fase será esta: o primeiro colocado do Grupo “A” enfrenta o quarto do “B”, o segundo do “A” jogará contra o terceiro do “B”, o primeiro do “B” terá como adversário o quarto do “A” e o segundo do “B” enfrentará o terceiro do “B”. Os vencedores destes jogos passarão para a quarta etapa da competição, a fase semifinal.
A quarta etapa (semifinal), que terá a participação de apenas quatro equipes, os clubes farão dois ou três jogos entre si, pelo sistema eliminatório. Os dois vencedores desta fase irão disputar a fase decisiva, numa melhor de dois jogos. Em caso de empate o regulamento determina que a decisão aconteça através de um terceiro jogo e não mais através de uma prorrogação.