Já está disponível na sede da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o formulário H-1 usado para a homologação de equipamentos de kart.
Segundo Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), o panorama da modalidade para os próximos quatro anos indica possibilidades de boas surpresas: Recebemos consultas de pelo menos três grupos interessados em iniciar a fabricação de novos chassis no Brasil e que são a CRG Brasil e propostas lideradas pelos pilotos Ruben Carrapatoso e Sérgio Jimenez . Se isto for confirmado teremos um cenário ainda mais competitivo e, portanto mais interessante quem pratica o kartismo.
Segundo Gatti, os interessados em homologar seus produtos para o triênio 2012/2014 deverão entregar as fichas H-1 acompanhadas dos desenhos técnicos e especificações dos produtos até o dia 31. Além disso, o fabricante de chassi ou motor deve comprovar a fabricação de um mínimo de 50 unidades, sendo 25 delas prontas para utilização e as demais em estoque e disponíveis para o mercado de reposição. O processo de homologação tem outros dois estágios: a análise dos pedidos – que acontecerá nos meses de setembro e outubro -, e a inspeção da CNK às sedes dos empresas, visitas que serão realizadas a partir de 1º de novembro. Se as instalações e capacidade técnica das fábricas e oficinas estiverem em conformidade com a proposta apresentada será emitido o selo de homologação.
As homologações feitas este ano terão valor para três anos, porém novas janelas poderão ocorrer nesse período, como explica o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro: Se comprovarmos práticas de monopólio ou de oligopólio não hesitaremos em realizar um novo processo de homologação.