A Comissão Nacional de Kart (CNK) está finalizando os detalhes da nova categoria Júnior Menor, que a partir de 2010 passa a ser uma fase intermediária entre os pilotos das atuais categorias Cadete e Júnior. O objetivo da nova categoria é facilitar tanto o progresso desportivo dos pilotos quanto parcelar o investimento necessário para a prática do esporte, como explica o presidente da CNK, Rubens Gatti:
Ao manter o chassi e trocar apenas o motor estamos diminuindo sensivelmente o investimento necessário quando o piloto atinge o limite de idade para participar da categoria Cadete.
O primeiro protótipo da nova categoria Júnior Menor já foi testado no circuito da Granja Vianna, em Cotia (SP), por uma equipe de desenvolvimento da fábrica Kart Mini e, segundo Felipe Giaffone, conselheiro do CNK e Comissário Desportivo do GP Brasil de F1, o novo conjunto foi aprovado: O motor refrigerado a água foi instalado em um chassi da categoria Cadete e funcionou sem problemas. Um ponto importante considerado nesse projeto é um kit de prolongamento dianteiro do chassi, que permite instalar os pedais mais à frente e atender aos pilotos que já estão ficando grandes demais para o kart normal.
Binho Carcasci, que completa o time de dirigentes da CNK, destacou que pela nova fórmula, quando chegar o momento de passar da Júnior Menor para a Júnior o investimento ficará restrito praticamente à troca de chassi. A CNK ainda estuda a nova estrutura de idades para formar a nova categoria, definição que será tomada após uma série de reuniões com representantes de equipes e de pais de pilotos. Tal mudança deverá afetar as categorias Mirim, Cadete e Júnior.