esportes@cascavelnews.com.br

SÃO PAULO – O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) entende que a tecnologia tem sido um grande aliado dos atletas em sua preparação e na obtenção de resultados ao longo dos anos. Pensando no conforto e no desempenho dos atletas de sete modalidades que estarão nos programas dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o COB acertou uma parceria com a Speedo, marca líder mundial em esportes aquáticos. A entidade e a marca esportiva apresentaram nesta terça-feira, dia 19 de junho, os uniformes de performance e treinamento que vestirão os atletas da natação, maratona aquática, saltos ornamentais, nado sincronizado, pólo aquático, vela e pentatlo moderno (natação) durante as competições até o final do atual Ciclo Olímpico.
A parceria com a Speedo envolve exclusivamente material de competição e treinamento das modalidades acima, que não é fornecido pela Olympikus, fornecedora oficial de material esportivo para o Comitê Olímpico Brasileiro desde 1999.
A apresentação foi realizada na Academia de Gustavo Borges, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Maior nome da natação nacional e recordista brasileiro de medalhas em Jogos Pan-americanos (19 no total, sendo que 8 de ouro), Gustavo apoiou a iniciativa e participou da apresentação, que também contou com as presenças do Diretor Esportivo e Chefe da Missão da Delegação Brasileira no Rio 2007, Marcus Vinícius Freire, do Gerente Geral do Departamento Técnico, José Roberto Perillier, o Peri; do Diretor de Marketing da Speedo, Roberto Jalonetksy e de atletas confirmados na XV Edição dos Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro, como: Poliana Okimoto (maratona aquática); Nicholas Santos (50m livre); Monique Ferreira (200m e 400m livre) e Felipe Machado, atleta pré-selecionado da equipe de pólo aquático masculino.
“Essa é uma situação diferente para mim. Estou muito envolvido e animado com a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e ao mesmo tempo é a primeira vez nos últimos anos em que não estarei dentro d’água, na piscina”, revelou o anfitrião. Gustavo foi medalhista nas quatro edições pan-americanas em que participou representando o Brasil (Havana, Mar del Plata, Winnipeg e Santo Domingo). “Sou suspeito para falar da Speedo, pois foi a marca que me acompanhou desde o começo da minha carreira”, afirmou o ex-nadador.
Assim como Gustavo, o Departamento Técnico do COB elogiou a nova parceria, que vai até os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. “Esta é mais uma ação do COB para melhorar as condições dos atletas brasileiros. Dentro d’água, a Speedo é uma referência. Agradecemos à marca pelo apoio ao esporte olímpico”, ressaltou Marcus Vinícius Freire, apoiado por Perillier. “O objetivo é dar conforto aos atletas, e isso melhorará suas performances”, salientou o Gerente Geral do Departamento Técnico do COB.
Roberto Jalonetksy foi outro que se mostrou otimista com a parceria feita entre a Speedo e o COB. “Esse é o início de uma história entre a Speedo e o COB. Essa parceria tem uma importância muito grande para a Speedo. Tenho certeza de que vamos oferecer o que há de melhor para os atletas brasileiros”, declarou. A Speedo é a responsável pelos uniformes de esportes aquáticos das delegações dos Estados Unidos e do Canadá.