Após uma parada para o Brasileiro da modalidade, vai acontecer, neste fim de semana, no kartódromo de Volta Redonda, a quinta das 10 provas da temporada do Estadual de Kart do Rio de Janeiro. A rodada também será marcada pelo início da segunda fase da competição, com a Copa Henrique Ribas, uma homenagem ao fundador do Clube Fluminense de Kart e um dos maiores incentivadores do esporte no estado. São esperados cerca de 50 pilotos, distribuídos pelas categorias Mirim, Cadete, Júnior, Sprinter, Sênior e F4.
Após o fim da fase inicial e o primeiro descarte da temporada, o campeonato segue equilibrado em boa parte das categorias. Na Mirim, Lucas Carvalho lidera com 34 pontos, três a frente de Julia Jokinen. Na Sprinter, a situação do líder Flávio Bruno é ainda menos confortável. Com 32 pontos, ele tem apenas um de vantagem sobre Kenneth Domingues. Entre os competidores da Cadete Sinder Bitton Neto soma 33 pontos, seis mais que Erick Dohmann. O dono da ponta da tabela da Sênior é Luiz Felipe Caiado. Com 27 pontos e sete atrás, Sérgio Verdi ocupa a segunda colocação. Esta diferença de sete pontos é a mesma verificada na F-4, entre o líder, Felipe Piatigorsky, e o segundo colocado, Conrado Pontes.
Para que as disputas sejam mais parelhas e com menor custo, todas as categorias utilizam motores sorteados e preparados pela RBC Preparações.