esportes@cascavelnews.com.br

A equipe de Natação da Associação Atlética Comercial/Farmácias Estrela/Semel conquistou no último final de semana a terceira colocação geral do Campeonato Estadual Principal de Natação/Troféu Luciano Cabrini. A competição, que foi realizada nas instalações do clube, reuniu 170 atletas que representaram 15 clubes de todo o estado nas categorias Juvenil, Júnior e Sênior.
Com 617 pontos, a Fundação Nadar (Colombo) foi a equipe campeã, seguida de Foz do Iguaçu, com 524 pontos. Cascavel esteve representada no Estadual por 20 atletas que conquistaram 506 pontos e 60 medalhas, sendo 20 de ouro, 14 de prata e 26 de bronze. “Foi um resultado muito bom. Só temos agradecer à organização da FDAP (Federação de Desportos Aquáticos do Paraná), à dedicação dos atletas e dos pais que foram essenciais para este sucesso. Dentro daquilo que esperávamos, ficamos entre os três melhores do estado. A gente sempre quer ganhar, mas isto não foi possível, pois a competição foi de alto nível”, avalia o técnico, Rui Comim.
Além de medalhas, o Comercial/Farmácias Estrela/Semel também bateu recordes estaduais com Keila Santos nos 50 metros Borboleta e com Leonardo Teixeira nos 100 metros Peito. Com quatro medalhas de ouro (50, 100 e 200 metros Peito e 200 metros Medley), Leonardo também foi o melhor atleta da categoria Sênior Masculino e garantiu índice para os Jogos Abertos Brasileiros (JABs) que acontecem em maio em Maringá. “A partir de agora vou treinar forte para esta competição para ver se consigo chegar ao pódio”, salienta Leonardo.
Para os mais novos, as atenções estão voltadas para o Campeonato Sul-Brasileiro Infanto-Juvenil que também será realizado em maio, mas na cidade de Curitiba. É o caso de Jéssica Guermandi que, pela categoria Juvenil 1, conquistou uma medalha de ouro (400 metros Livre) e quatro de bronze (revezamento 4×100 Livre, 100 metros Costas e 200 metros Medley e Costas). “Desde o início do ano me preparei para esta competição. Todos os exercícios que o professor nos pedia, a gente fazia e tudo isso valeu a pena. Consegui índice para o Sul-Brasileiro e agora é continuar treinando porque se o Estadual já foi difícil, lá será pior”, observa.
O presidente da FDAP, Luiz Fernando Graczyk, ficou satisfeito com o que viu nas piscinas do Clube Comercial. “Além de tudo ter acontecido em uma estrutura ótima e em clima de muita hospitalidade, vimos aqui o que há de melhor na natação paranaense, com recordes sendo batidos e índices sendo alcançados. Foi verdadeiramente um sucesso”, comemora.