esportes@cascavelnews.com.br

Guarapuava é, neste final de semana, a capital nacional do aerodesporto. O Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria está preparado para receber as equipes que vão competir na primeira etapa do RallyAir – Campeonato Brasileiro de Rally Aéreo. A previsão é que os competidores comecem a chegar na cidade, a partir das 16h desta sexta-feira.
São esperadas cerca de 40 aeronaves entre competidores e visitantes. Além do Rally, o final de semana será marcado por apresentações de acrobacias aéreas feitas pelo comandante Paulo Medina, de São Paulo, que, pela primeira vez trás seu Air Show para a região. A programação do RallyAir 2009 inclui também, curso e show de paraquedismo. As inscrições de competidores serão aceitas até a manhã de sábado.
O público que comparecer no aeroporto municipal terá a sua disposição uma ampla infra-estrutura, com praça de alimentação, stands, área de lazer e recreação. A expectativa é de que, pelo menos 20 mil pessoas passem pelo aeroporto nos três dias de evento.
A programação oficial começa nesta sexta-feira, a partir das 15h, com a abertura da secretaria da prova, credenciamento e chegada dos competidores. Logo em seguida o piloto acrobata Paulo Medina fará o primeiro show de acrobacias aéreas. As 19h iniciam as aulas do curso de paraquedismo e uma hora depois começam as vistorias técnicas e de documentação das aeronaves.
O sábado, dia de Rally, começa as 8h30 com a abertura da secretaria da prova. 9 horas está marcado o Brieffing Técnico e logo em seguida a apresentação das aeronaves e início do Rally. A competição deve se estender durante doto o dia. No intervalo entre decolagens e pousos serão realizados shows de paraquedimos e acrobacias aéreas.
Domingo, acontece a formatura do curso de paraquedismo, com o primeiro salto dos participantes, show acrobático e despedida dos participantes.
PROVA – A prova consiste em uma competição onde piloto e navegador e capitão da equipe terão de cumprir um percurso pré-estabelecido. Vence quem conseguir fazer todo o trajeto mais próximo do tempo e da velocidade definidos pela organização. Durante o percurso, os competidores terão, obrigatoriamente, que passar por determinados pontos onde serão aferidos o tempo e a velocidade de cada aeronave.
Piloto e o navegador devem manter as médias anteriormente definidas e seguir o roteiro até o destino final. Uma planilha, distribuída aos participantes, contendo informações de médias horárias, aferições e roteiro servirá de base para o desenvolvimento do rally – semelhante ao praticado em terra. A competição exigirá raciocínio, capacidade de cálculo e um excelente entrosamento entre piloto e navegador e capitão, além da tripulação extra em caso de aeronaves com mais de três assentos. Também fará parte da disputa o cálculo do consumo de combustível de cada aeronave e o pouso de precisão.
O circuito virtual que será percorrido pelas aeronaves deverá vai passar por pontos turísticos, regioões agrícolas e usinas hidrelétricas de sete municípios da região. Além de Guarapuava, outras quatro cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiais e Espirito Santo sediarão a demais etapas.
“Não temos nenhuma competição que dê um título de campeão nacional de rally aéreo e, apesar do grande número de aviadores, não existia, até então, uma grande competição do gênero. O RallyAir foi projetado para reunir todos os apaixonados por aviação e para que seja escolhido quem ficará com o título de Campeão Brasileiro de Rally Aéreo”, concluiu Roque Veviurka, promotor do evento.

Confira a programação

21 de agosto – sexta – feira
15:00 h – Abertura da secretária de prova. Chegada e credenciamento.
19:00 h – Início da aulas de paraquedismo.
20:00 h – 1ª vistoria técnica e documentação.

22 de Agosto – sábado
8:30 h – Abertura da secretária da prova.
9:00 h – Brieffing Técnico.
10:30 h – Apresentação das aeronaves e inicio do Rally Aéreo.
Durante o dia:
– Show de paraquedismo.
– Show acrobático.

23 de Agosto – domingo
Durante o dia:
– Salto de paraquedismo e alunos.
– Show acrobático.
– Despedida dos competidores