esportes@cascavelnews.com.br

Será amanhã, em Toledo, no Teatro Municipal, o congresso técnico da fase final dos 50º Jogos Abertos do Paraná, a ser disputada no município, de 19 a 27 de outubro. Nesse encontro os dirigentes confirmarão a participação dos municípios, com o número de atletas por modalidade.
O congresso reúne os municípios inscritos para a competição, a princípio em número de 148, nas duas divisões. Das 8 às 12 horas, deverá ser entregue a documentação necessária para a participação nos jogos. Esses documentos são a relação dos dirigentes, ficha dos atletas por modalidade e sexo e informação dos atletas convidados para a final, bem como o número de pessoas que utilizarão o refeitório.
Os municípios interessados em ser sede da final em 2009 também deverão apresentar propostas, com informações sobre as instalações esportivas, equipamentos e alojamentos. Campo Mourão já mostrou interesse. A sede de 2008 é Pato Branco.
A partir das 14 horas haverá a parte solene, com a presença das autoridades. Em seguida ocorre a votação para a escolha do município sede da fase final dos 52º Jogos Abertos do Paraná em 2009. E na seqüência haverá o sorteio dos grupos e dos confrontos nas modalidades coletivas.
Antes da confirmação de participação na edição dos 50 anos dos Jogos Abertos do Paraná o número de municípios inscritos (148) é recorde. “São 863 equipes nas 16 modalidades em disputa, devendo representar mais de 6 mil atletas”, espera Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte.
As modalidades em disputa em Toledo são: atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.