A luta por uma vaga na equipe brasileira de ciclismo, que participará dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, está aberta. E muito dos candidatos já mostrarão a sua força no domingo, na disputa da sétima edição da Copa América, que abrirá o calendário de competições do esporte em 2007. O evento será realizado mais uma vez no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em São Paulo.
O paranaense Pedro Autran Nicácio, líder do ranking brasileiro de estrada, com 1.009 pontos, será uma das atrações. Atleta da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos, Pedro treina em Belo Horizonte e é o atual campeão brasileiro e vice-campeão pan-americana contra-relógio.
Companheiro de equipe de Pedro Nicácio, o catarinense Márcio May será outra atração. Dono de duas medalhas de bronze em Jogos Pan-Americanos e terceiro colocado no ranking, com 940 pontos, ele sonha em conquistar um lugar no pódio no Rio de Janeiro. O Pan será o grande objetivo de todo o atleta de elite do Brasil em 2007, diz May, que já participou de três Olimpíadas. A preparação este ano será muito especial primeiro para a conquista da vaga e depois para a disputa da competição.
Além da Scott, as principais equipes brasileiras como Memorial/Santos e Extra/Caloi/Suzano também confirmaram participação e prometem um grande espetáculo, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Pela sexta vez em Interlagos, a prova masculina da Copa América deste ano terá 16 voltas no circuito de cerca de 4.300 metros. Em 2006, o paranaense Nilceu Aparecido dos Santos e a goiana Clemilda Fernandes ganharam o bicampeonato da competição.