esportes@cascavelnews.com.br

A segunda edição da Copa Integração de Kart, evento criado em 2006 no kartismo gaúcho, começou com pista molhada e uma forte chuva durante a realização de todas as suas seis baterias. As provas foram disputadas no último sábado, no Kartódromo César Francischini, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, mesma praça de esportes que sediará o Campeonato Brasileiro de Kart em julho próximo.
Apenas 21 pilotos compareceram ao evento e a principal razão para o pequeno número de inscritos pode ter sido justamente a previsão de um tempo bastante desfavorável para competir de kart. As condições da pista, porém, não impediram os pilotos de darem show na luta pelas primeiras vitórias do kartismo gaúcho na atual temporada.
Foram à pista pilotos de quatro categorias: Cadete, Pró 400, Speed Kart e 125cc e a movida pelos motores de RD 135, com marcha, foi a que teve o maior grid, valorizado ainda pela participação de dois pilotos de Concórdia (SC), mesma situação que viveu a Cadete, que também teve dois pilotos catarinenses.
Na Cadete, que contou com os catarinenses Lucas Rauber e Bruna Tomaselli, a vitória nas duas baterias ficou com Pedro Trevisol. Na primeira, vencida por Victor Hugo Matzenbacker, Trevisol foi o segundo, mas acabou favorecido por uma desclassificação de Victor, que havia utilizado pneus inapropriados, segundo os Comissários da prova. Na segunda, Trevisol venceu soberano, enquanto que Victor vinha de trás, buscando recuperação e terminando em terceiro. Thiago Westphal fez bela estréia e terminou em segundo na etapa, mostrando ser um piloto de futuro.
A Pró 400, ao contrário dos anos anteriores no kartismo gaúcho, mostrou ser uma categoria em total decadência, pelo menos julgando pelo número de inscritos. Se na abertura da temporada passada os pilotos dos 4 tempos reuniram 19 concorrentes, desta vez a Pró 400 teve apenas 4 na pista, ainda divididos em Sprinter e Master. Isto, porém, não tirou o brilho e Daniel Razzera e Jaison Lorenzetti tiveram que “suar” para vencer Fábio Carneiro e Rui Perin na Sprinter e Master, respectivamente. O que se viu foram belas disputas e muito equilíbrio, apesar do pequeno número de pilotos na categoria.
A 125cc, que competiu agrupada com a Speed Kart, também teve um número pequeno de inscritos e a vitória nas duas baterias ficou com Rodrigo Kubiczewski, segundo colocado na abertura do Sul-Brasileiro na Graduados A. Nas duas provas Rodrigo foi seguido por Joaquim Garcez e Douglas Iacconi.
E por fim, mas não menos importante, a Speed Kart, também dividida em Sprinter e Master, viu a vitória nas duas baterias de Leonardo Rampazzo e Fernando Jr., respectivamente. A Speed Kart reuniu oito pilotos, sendo dois de Concórdia (SC), a dupla de pai e filho Dagnor e Rodrigo Schneider.
A Copa Integração de Kart, edição 2007, tem o apoio da Hinkel e Mittag Competições, e terá prosseguimento também em Farroupilha, no dia 28 de abril.

Confira os resultados da Copa Integração
CADETE
1º) Pedro Trevisol, com 22 pontos
2º) Tiago Westphal, 18
3º) Lucas Rauber, 13
4º) Matheus Klein, 13
5º) Bruna Tomaselli, com 13 pontos
PRÓ 400 SPRINTER
1º) Daniel Razzera, com 22 pontos
2º) Fábio Carneiro, com 18 pontos
PRÓ 400 MASTER
1º) Jaison Lorenzetti, 22 pontos
2º) Rui Perin, com 18 pontos
125cc SPRINTER
1º) Rodrigo Kubiczewski, com 22 pontos
2º) Joaquim Garcez, 18
3º) Douglas Iacconi, com 16 pontos
SPEED KART SPRINTER
1º) Leonardo Rampazzo, com 22 pontos
2º) Ricardo Palavro, 18
3º) Antonio Casarin, 16
4º) Rodrigo Schneider, 13
5º) Antonio Casarin, com 13 pontos
SPEED KART MASTER
1º) Fernando Júnior, com 22 pontos
2º) Dagnor Schneider, 17
3º) João Rebechi, com 9 pontos