esportes@cascavelnews.com.br

A preocupação com a relativa perda de força do kart no interior do Paraná vem mobilizando clubes de automobilismo. A busca por medidas que resgatem o prestígio da modalidade num nível notável como o que o estado mantinha até os anos 90 levou o Automóvel Clube de Cascavel à criação da Copa Paraná de Kart. A competição terá sua primeira temporada, em caráter experimental, ainda neste ano, com quatro etapas em três kartódromos.
A criação da Copa Paraná foi o resultado de reunião realizada na noite de terça-feira pelo presidente do Automóvel Clube, Pedro Litron, com os pais de pilotos e preparadores de kart de Cascavel. “Discutimos uma série de diretrizes para que o kart volte a ser uma realidade na nossa região, e para começar bem os trabalhos decidimos encampar a realização da Copa Paraná”, anunciou Litron, que confirmou a primeira etapa para 26 de agosto em Cascavel.
Para lançar a Copa Paraná, explicou o dirigente, o Automóvel Clube tem aval do presidente da Federação Paranaense de Automobilismo, Rubens Gatti. “A Federação reconheceu a validade da iniciativa e nos deu o respaldo possível para o primeiro campeonato. A primeira etapa já tem data definida. O passo seguinte é manter contato com clubes de outras cidades para formarmos parcerias e marcar outras duas etapas. A última também será em Cascavel”, adiantou.
Litron apontou a necessidade de fomento às categorias de base do kart como um dos motivos que levaram à idealização do campeonato. “Precisamos de bons campeonatos para os pilotos que iniciam carreiras ainda novos, com oito ou nove anos, para aprender no kart o que poderão aplicar em categorias nacionais e internacionais. Cascavel e a região já revelaram ótimos pilotos através do kart e isso tem que voltar a acontecer”, ele comentou.
Medida parecida foi adotada com sucesso em 2004 nas competições de arrancada. A busca pela descentralização da modalidade no estado levou clubes de Cascavel, Guarapuava, Maringá, Maripá e Londrina à criação da Copa Paraná, que até hoje constitui um dos principais sucessos do automobilismo paranaense. As provas apresentam uma das mais significativas médias de público do estado e costumam reunir aproximadamente 80 pilotos.
A criação da Copa Paraná de Kart acontece paralelamente ao trabalho do Automóvel Clube de Cascavel pela revitalização do Kartódromo Municipal. Numa primeira etapa, a área da pista foi revitalizada, com pintura de barreiras de pneus e das zebras de apoio, marcações da pista e corte de grama. As obras atuais são voltadas à reforma dos boxes e da estrutura do parque fechado, além da troca de alambrados e construção de uma nova lanchonete.