esportes@cascavelnews.com.br

Marcel Coletta (SP), João Pedro (RJ), Augusto Pereira (DF), Olin Gallim (RJ), Luir Miranda (RJ), Felipe Piatigorsky (RJ) e Éder Melhorim (ES) foram os campeões da 2ª Copa na 1ª etapa disputada no Estado do Rio de Janeiro.
O Kartódromo Internacional de Volta Redonda foi o palco da 1ª fase da 2ª Copa Sudeste de Kart realizada nos dias 12 e 13 de junho com a participação de 63 pilotos.
Sem nenhum problema, a etapa da Copa Sudeste ainda serviu de teste para a disputa da primeira fase do Campeonato Brasileiro que será realizada no mês de julho.
As disputas da Copa foram iniciadas no sábado após dois dias de treinos onde os pilotos puderam fazer o reconhecimento da pista e encontrarem o melhor acerto do equipamento.
No sábado foram realizadas as tomadas de tempos e as primeiras baterias de todas as categorias. Os poles foram: Marcel Coletta (Mirim), Zaya Fontana (Cadete), Victor Baptista (Junior Menor), Olin Galli (Junior), Luir Miranda (Sprinter), Felipe Piatigorsky (Máster) e Éder Melhorim (F400).
Na primeira corrida do dia, foi a categoria Mirim com jovens pilotos iniciantes e a pilota mais jovem da competição Júlia com a penas sete anos fazendo sua estreia em competições. A vitória ficou com o promissor jovem piloto paulista Marcel Coletta com a estreante Júlia Jokinen ficando na segunda posição.
Na Categoria Cadete, a disputa foi acirradíssima entre os dezessete inscritos.
Na Largada muitas trocas de posições e disputas com o pole Zaia mantendo a frente e não conseguindo segurar o ímpeto do jovem e talentoso João Pedro Melo que após cair para a ultima posição no início da prova mostrou seu talento e foi buscar a vitória ao conseguir ultrapassar todos os talentosos adversários. No final da prova vitória de João Pedro seguido por Zaia Fontana e Mauricio Ramos, uma boa surpresa na categoria.
Na categoria Junior Menor, a disputa também foi emocionante Vinicius papareli foi o vencedor após assumir a liderança da prova realizando boas ultrapassagens e sabendo dosar a adrenalina e cruzar a linha de chegada à frente, sendo seguido por Augusto Pereira e Victor Baptista.
Na Júnior o carioca Olin Galli venceu de ponta a ponta sem dar chances aos seus adversários. Olin largou na pole e foi logo abrindo vantagem deixando a disputa pelas outras posições bastante concorridas. Thiago Vivacque foi o segundo seguido por Lucas Nogueira.
Na Sprinter quem também se deu bem foi Luir Miranda que mais uma vez mostrou todo o seu talento e saiu vencedor da prova. Na segunda posição quem cruzou a linha de chegada foi Kenneth Rodrigues seguido por Thaner Ferreira
Já na Categoria Máster o vencedor da primeira corrida foi Felipe Piatigorsky que travou um belo duelo com Timo Jokinen. Nas voltas finais o publico levantou para presenciar a melhor disputa do dia com Timo tentando realizar a ultrapassagem e por vezes conseguindo, só que Felipe dava o troco a seguir inclusive com o famoso X.
Final de prova e muito aplaudido Piatigorsky recebeu a bandeirada quadriculada em primeiro seguido de muito perto por Jokinen na segunda posição e vindo logo atrás Sergio Verdi.
Finalizando o dia a última prova foi disputada entre os pilotos da categoria F400. A prova foi recheada de disputas entre os pilotos e quem se deu melhor foi Éder Melhorim que após boas disputas superou Carlos Brás na última volta. Já na terceira posição finalizou Giovanni Filho.
A segunda bateria foi disputada no domingo sendo que o grid de largada para todas as baterias foram definidas pela ordem de chegada no dia anterior quando foi disputada a primeira bateria.
Com um dia com o céu azul os pilotos puderam proporcionar mais emoções aos presentes ao belo complexo do Kartódromo Internacional de Volta Redonda.
A primeira bateria do dia foi dos jovens e futuros pilotos Marcel Coletta e Júlia Jokinen e novamente a vitória ficou com Marcel. Júlia que encantou a todos ficou com a segunda posição. Com o resultado Marcel foi o grande campeão na categoria.
Na Cadete mais uma prova de tirar o fôlego, após a largada era ultrapassagem praticamente em todas as voltas até a definição dos vencedores que cruzaram a linha de chegada na frente. Sendo o vencedor Sérgio Câmara seguido por Gustavo Oliveira e José Soares. Com a 5ª posição na prova, o carioca João Pedro ficou com o título.
Já na Júnior Menor, a vitória ficou com Otávio Porto que largando da última posição veio volta a volta realizando ultrapassagens até alcançar os lideres e um a um foi superando para então sob a empolgação da galera assumir a liderança da prova e conquistar uma brilhante vitória. Na segunda posição cruzou a linha de chegada Augusto Pereira seguido por Ariel Varella. Com dois segundos lugares o grande campeão na categoria foi Augusto Pereira.
Na Junior o nome da etapa foi novamente Olin Galli que mais uma vez partiu na frente e disparou deixando a briga pelas outras posições atrás com Gabriel Fernandes finalizando em segundo após superar seus adversários com muita competência a talento, com Flávio Matheus, este realizou uma excelente corrida largando da última posição logo alcançou as primeiras posições até finalizar a prova em terceiro.

OLIN GALLI – Na categoria Sprinter, novamente Luir Miranda sobrou da turma, com uma atuação de gala foi abrindo vantagem até receber a bandeirada quadriculada e comemorar. Na segunda posição Roberto Lorena foi quem cruzou em segundo com Thaner Ferreira ficando em terceiro.

LUIR MIRANDA – Já na Máster novamente a disputa se repetiu entre os pilotos Felipe Piatigorsky e Timo Jokinen só que quem levou a melhor desta vez foi Timo que conseguiu realizar a ultrapassagem sobre Felipe e cruzar a linha de chegada à frente deixando Piatigorsky em segundo. Na terceira posição, Alexandre Azevedo foi quem se deu bem ao cruzar a linha de chegada á frente dos outros participantes.

FELIPE PIATIGORSKY – Na bateria final que fechou o evento com chave de Ouro, Éder Melhorim mais uma vez cruzou a linha de chegada na frente com Giovanni Filho após uma boa recuperação finalizar em segundo seguido por Vancler de Souza.