esportes@cascavelnews.com.br

Foi no dia seis de junho de 2011 que Danilo Dirani venceu sua primeira corrida no comando de um Truck. Passados quase seis anos daquela conquista no autódromo Raul Boesel, em Curitiba (PR), o piloto paulista volta a acelerar um caminhão.
O reencontro de Danilo, com uma de suas maiores paixões no automobilismo, que é pilotar um caminhão de corrida, vai acontecer neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), palco da primeira etapa da Copa Truck, a mais nova categoria do país.
A Copa Truck será disputada em rodadas duplas aos domingos com um campeonato no qual será composto por três copas distintas, Copa Centro-Oeste, Copa Nordeste e Copa Sudeste, num total de seis datas com 12 corridas.
Além da presença de Danilo, a competição vai contar com outros experientes e renomados pilotos, o que tem gerado grande expectativa quanto a primeira corrida da categoria.
Para Dirani, este é um momento singular no automobilismo brasileiro e representativo, no qual um grupo de pilotos decidiu transformar em realidade um sonho conjunto de uma nova categoria de caminhões, que nasce estruturada e com grande potencial de crescimento. “Eu acredito muito nessa nova categoria, até porque as pessoas que estão envolvidas conhecem as corridas de caminhões. Junto com o Carlos Col, que comandou a Stock Car por muito anos, ela tem tudo para crescer como evento e isso é muito bom para os pilotos que vivem de corrida. A Copa Truck tem tudo para ser um sucesso, com uma boa administração a categoria vai chegar a um lugar muito bacana no automobilismo brasileiro, e espero que as montadoras possam apoiar a categoria”, salientou Danilo, que está contando as horas para poder dominar o Scania “Bicudo” do Corinthians com mais de 1.000 cavalos de potência.
O competidor integra a escuderia do também piloto Roberval de Andrade, que será seu companheiro de equipe. “É muito divertido guiar um caminhão. A guiada é muito bacana, porque é muito técnico, muito específico. Eu nunca escondi minha paixão por pilotar um “bruto” desses, exige muita precisão, e tudo que exige precisão me encanta, assim como os karts shifter, que também piloto. É tudo muito prazeroso, e gosto bastante. É muito bom dominar o truck, usando o câmbio H, usar embreagem para subir e descer marchas, as vezes câmbio com marcha reduzida, isso tudo deixa a guiada mais pura. Sensacional!!”, ressaltou um entusiasmado piloto.
Sobre a corrida de estreia, Danilo acredita que todos seguirão a mesma receita, que é começar do zero, e buscando mais quilometragem ao longo dos treinos livres. “Nunca entro em uma corrida pensando em não lutar pela vitória, mas sabemos que a cautela será uma máxima para todos os pilotos. É um recomeço, e vamos fazer tudo passo a passo e fazer bom trabalho para ganhar confiabilidade do caminhão. Vai ser muito bacana poder ser um dos integrantes desse novo capítulo da história das competições no Brasil”, concluiu.
A atividade de pista tem início amanhã com a realização de duas sessões de treinos livres de 60 minutos cada a partir das 13 horas. No sábado acontece mais uma sessão de treinos livres e a classificação para as duas corridas do domingo, ambas com duração de 25 minutos.
Danilo Dirani, que tem o apoio da Nutty Bavarian, é um dos maiores campeões de Kart Profissional da história do País, categoria onde ainda hoje disputa provas oficiais, teve uma passagem marcante pela Fórmula Três Sulamericana na qual detém o recorde de vitórias (14), pole positions e melhores voltas em 18 corridas disputadas. Passou pela Fórmula Três Inglesa, Formula Atlantic nos Estados Unidos. Na Europa integrou o programa de desenvolvimento de jovens pilotos da BAR-Honda na Fórmula Um, e foi piloto em competição de caminhões nos anos de 2011 a 2014. Junto com o irmão Denis Dirani, coordena uma programa de coach para pilotos na DDirani Coaching.