Os acidentes de trânsito, dentre as causas externas, são a causa-líder de mortes com crianças até 14 anos. Para se ter uma idéia, a cada ano, no Brasil, mais de 1.200 crianças passageiras morrem vítimas de acidentes de carro. Mesmo um motorista cuidadoso não pode controlar o comportamento dos outros ou eliminar a probabilidade de um acidente. E nessas ocasiões as crianças podem ser as maiores vítimas. Andar de carro sem proteção é o grande fator de risco para morte e lesões em crianças ocupantes de veículos.
Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade de seu filho
1 – Bebês até 1 ano de idade que pesem até 9 kg devem ocupar cadeirinhas de segurança de costas para o movimento. Nunca coloque seu bebê no banco da frente do carro. A cadeirinha de segurança deve ficar de costas para o movimento.
2 – Crianças maiores de 1 ano que pesem entre 9 e 18 kg devem ocupar cadeirinhas de segurança de frente para o movimento. A cadeirinha deve ser colocada na posicão vertical.
3 – Crianças entre 18 e 36 kg devem usar suporte de segurança. Algumas crianças são crescidas demais para ocupar cadeirinhas de segurança, mas ainda não possuem tamanho suficiente para utilizarem somente o cinto. O suporte de segurança permite que o cinto de segurança do veículo ajuste-se corretamente à criança, ou seja, deve manter-se sobre os quadris e acima das coxas, passando confortavelmente pelo ombro. O suporte de segurança deve eleva a criança, posicionando corretamente o cinto de segurança.
4 – Mais de 36 kg. A maioria das crianças que pesam mais de 36 kg e com idade a partir de 10 anos pode usar o cinto de segurança de 3 pontos, sem suporte de segurança. Para que uma criança fique segura usando um cinto, ela deve ter altura suficiente para sentar-se e dobrar seus joelhos na a borda do assento sem deslizar. O cinto de segurança deve ser ajustado no ombro e nos quadris. Nunca coloque o cinto de 3 pontos por baixo do braço de seu filho nem por trás das costas.