O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) recebe no fim de semana (de amanhã a domingo), a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Endurance, com a realização do GP Curitiba Show. O evento será organizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA), com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), contando ainda com as categorias Speed 1600 e Super Bike. O ingresso vai ser vendido a R$ 10,00 ou um quilo de alimento não perecível, nas bilheterias do AIC.
A corrida do GP Curitiba Show é de longa duração, com três horas de muita adrenalina e emoção. As categorias a serem disputadas são: Grupo 1: para carros Força Livre de qualquer marca ou procedência com para-lamas; Grupo 2: Protótipos nacionais com até 2070cc, com peso mínimo de 620 kg; Grupo 3: para carros Força Livre Turismo acima de 2001cc, com peso mínimo de 1000 kg; Grupo 4: carros Força Livre Turismo até 2000cc, com peso mínimo de 750 kg; Grupo 5: para carros que participam do Paranaense e Regionais de Marcas; e Grupo 6: carros da categoria Speed.
GRUPO 2 – A dupla curitibana Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus/Baterias Moura/Master Power) é uma das favoritas à vitória na Geral e no Grupo 2. Só que desta vez Jair e Duda não vão correr com seu Protótipo Predador, que está passando por uma reforma total, para ficar mais competitivo ainda. Com isso, Pai e filho vão correr com seu carro reserva, um Spyder, com motor AP 2.000, 220 cv de potência e câmbio do GTi. Mesmo correndo com nosso carro reserva, queremos brigar pela vitória na categoria ou no mínimo pontuar, pois vamos em busca do título do Paranaense nessa temporada, disse Jair Bana.
Outro destaque para a prova deste domingo é a dupla Rodrigo Gonçalves/Paulo Henrique Munhoz da Rocha (Academia Gustavo Borges/Rede Contorno Sul/Effa Motors) que quer vencer a primeira etapa do Paranaense de Endurance. Seu carro também é um protótipo Spyder, equipado com motor AP-2000, 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Passat Alemão e freios Wilwood. Acredito que nosso carro será um dos mais rápidos do GP Curitiba Show. Temos uma boa estratégia de corrida e se tudo correr bem, estaremos na festa do pódio no domingo, declarou Rodrigo.
GRUPO 5 – Uma dupla que promete muito empenho no Paranaense de Endurance é Roberto Baú/Giovane Cilia (Betonex/MKI), pilotando um Gol 1.6, com auxílio técnico da Finardi Competições, correndo no Grupo 5. Trata-se de dois pilotos experientes e muito rápidos, que numa equipe de ponta são candidatos à vitória em sua categoria. Decidimos correr na última quarta-feira, mas já está tudo bem encaminhado. O carro já está pronto e temos condições de vencer o Grupo 5. Vamos acertar o carro nos treinos livres de sexta-feira e sábado e tentar largar na frente. Mas numa prova de longa duração, o importante é ser constante, concluiu Beto Baú.