Curitiba sediará até domingo a seletiva que indicará dois jogadores brasileiros para participar do Snooker World Cup 2011 que acontece em julho, em Bangkok, Tailândia. A seletiva é promovida pela Associação Brasileira dos Profissionais de Sinuca, convidada a participar da World Cup pela principal entidade que administra o esporte, a World Snooker.
O local escolhido para a seletiva é o Sinuca Esporte Clube, um salão recentemente inaugurado na Capital Paranaense que disponibiliza onze mesas, dentre elas a única mesa inglesa oficial do Paraná. Ela tem as mesmas proporções do equipamento utilizado em campeonatos mundiais e é um dos diferenciais do estabelecimento que além de sediar campeonatos e estar aberto ao público, também é procurado por promotores de eventos corporativos. Acredito que a sinuca esteja se difundindo cada vez mais como opção para esporte e lazer, não só profissional, mas também para a convivência de casais e para dinâmicas de grupo, afirma o diretor do Sinuca Esporte Clube, Ademir Wollmann que é ex-presidente da Federação Paranaense de Sinuca. Trazer eventos como este para Curitiba é fundamental para difundir a sinuca como esporte, promover nossos atletas e incentivar a adesão de novos praticantes, avalia.
Para participar da seletiva estarão em Curitiba oito dos melhores jogadores do Brasil: Jota (SP), Itaro (PE), Bebeto (GO), Sobradinho (DF), os paranaenses Noel, Bozzinha e Fabinho, além de Gabriel (SC), jovem revelação de apenas 16 anos. Esta é a primeira vez que o Brasil é convidado a participar da Copa do Mundo e esta abertura com certeza dará uma alavancada no setor aqui, explicou o paranaense Noel Rodrigues Moreira, tricampeão brasileiro, campeão Sulamericano, recordista do Guiness Book, 14 vezes campeão paranaense e 17 vezes campeão da Copa do Brasil, dentre outros títulos. Noel acredita que a repercussão do evento também servirá para propagar alguns conceitos importantes que estão ligados ao esporte. Para competir é preciso fazer exame antidoping e bafômetro, estar vestindo uniforme que consiste em calça social preta, sapatos pretos, colete e gravata borboleta, ou seja, existem regras claras de controle. Outros números interessantes do snooker é que em uma hora o jogador percorre cerca de 1.200 metros andando em volta da mesa. Por exigir muita concentração e cálculo, é comprovado que crianças e jovens de 7 a 13 anos aumentam em até 33% seu rendimento nas aulas de matemática, explica.