África do Sul, Bélgica, Portugal, Itália, Quênia, Turquia, Rússia, República Tcheca, Suíça, China e Espanha. Em apenas três temporadas, o Intercontinental Rally Challenge, ou IRC, passou por todos esses países, firmando-se como um campeonato de dimensões mundiais, que terá novas fronteiras superadas em 2009. A competição virá pela primeira vez à América do Sul. Entre as novidades para o calendário deste ano, os organizadores confirmaram a realização de uma etapa no Brasil, nos dias 5, 6 e 7 de março, em Curitiba, no Paraná.
Muito bem recebida por pilotos e equipes, a prova é a realização de um objetivo antigo de trazer para o País uma categoria de rally de nível internacional, atingido com os esforços do prefeito Beto Richa, do empresário e piloto Marcos Marcola e do arquiteto e organizador do Rally da Graciosa, Anderson Nobre. A estréia do Brasil no calendário será como segunda etapa do IRC. A temporada começa na semana que vem, nos dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, com o Rallye Monte Carlo, em Mônaco.
Criado em 2006, o IRC utiliza carros que hoje são considerados praticamente uma plataforma para os modelos que serão adotados a partir de 2010 no campeonato de rally mais famoso do mundo, o World Rally Championship, ou WRC. Com a mudança no regulamento, os carros utilizados no WRC no ano que vem serão semelhantes àqueles atualmente competindo no IRC. A diferença será o motor turbo (os propulsores do IRC são aspirados). Entre as marcas presentes no IRC destacam-se Peugeot, Skoda, Fiat e Mitsubishi.
A preparação para a inédita etapa brasileira já começou. O percurso, próximo à Serra da Graciosa, região de muita tradição no rally brasileiro, está definido e terá um total de 699 km, incluindo especiais e deslocamento. Só de trecho cronometrado, serão 225 km. Além de integrar o calendário do IRC, o Rally da Graciosa será válido também para os campeonatos Paranaense, Brasileiro e Sul-Americano, o que deve reforçar o número de inscritos. A largada promocional será às 15h00 do dia 5 de março, no centro de Curitiba.
Nos dois dias seguintes, 6 e 7 de março, toda a estrutura do IRC estará montada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). No mesmo fim de semana, o circuito receberá uma etapa do World Touring Car Championship, o WTCC categoria de carros de turismo que tem a mesma promotora do IRC, a Eurosport. Os dois campeonatos têm a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA. Além do Brasil, as outras novidades do calendário do IRC em 2009 são Japão e Escócia.
CALENDÁRIO DO IRC
1ª etapa, 21 24 de janeiro, Rallye Monte Carlo, Mônaco
2ª etapa, 5 7 de março, Rally Internacional de Curitiba, Brasil
3ª etapa, 3 4 de abril, Safari Rally, Quênia
4ª etapa, 7 9 de maio, Sata Rally Açores, Portugal
5ª etapa, 18 20 de junho, Ypres Westhoek Rally, Bélgica
6ª etapa, 9 11 de julho, Rally Russia, Rússia
7ª etapa, 30 de julho e 1º de agosto, Rali Vinho Madeira, Portugal
8ª etapa, 21 23 de agosto, Barum Rally Zlín, República Tcheca
9ª etapa, 10 12 de setembro, Rally Principe de Asturias, Espanha
10ª etapa, 24 26 de setembro, Rally Sanremo, Itália
11ª etapa, 22 24 de outubro, Rally Japan, Japão
12ª etapa, 19 21 de novembro, RAC MSA Rally of Scotland, Escócia