esportes@cascavelnews.com.br

Várias equipes paranaenses disputam domingo as “3 Horas de Londrina”, válida pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2009. A corrida será disputada em quatro categorias, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte do Paraná. A largada está prevista para as 13 horas, com chegada às 16 horas e pódio as 16h10.
A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. Na Categoria II correm os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. Já a Categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. E a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.
CATEGORIA III – Depois de conquistar a vitória na etapa de abertura do campeonato, realizada em São Paulo e ficar em terceiro lugar na segunda etapa, em Tarumã, a dupla curitibana Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus) lidera a Categoria III do Brasileiro de Endurance 2009. Os curitibanos não vão correr com seu tradicional protótipo predador, que está em reforma. Sendo assim, Pai e Filho vão correr com o carro reserva, um Spyder, com motor AP 2.000, 220 cv de potência e câmbio do GTi. “Tivemos muitos problemas na etapa de Tarumã, desde os treinos livres, que nos impossibilitou de fazer uma boa corrida. Mesmo assim, concluímos a prova em terceiro lugar na nossa categoria. Nesse domingo, queremos brigar pela vitória e manter a liderança do campeonato”, declarou Jair Bana (Master Power).
Outra dupla curitibana forte é Rodrigo Gonçalves/Fabrício Colla (Academia Gustavo Borges/Total Lubrificantes/Effa Motors/Rodas TSW), que vai com tudo no seu protótipo Spyder, equipado com motor AP-2.0, 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood. “Eu e Fabrício fizemos uma boa corrida em São Paulo, onde conquistamos o quarto lugar na Categoria III. Mas em Tarumã, correndo em dupla com Paulo Munhoz da Rocha, não tivemos sorte e acabamos abandonando a corrida, depois de uma batida. Mas nessa etapa em Londrina, acredito que temos condições de chegar entre os três primeiros, pois tanto eu quanto o Fabrício conhecemos bem o traçado daquela pista”, concluiu Rodrigo Gonçalves.