esportes@cascavelnews.com.br

Desta vez a caravana um pouco maior com 16 pilotos que saíram de Curitiba para participar como convidados e incrementar a festa do Campeonato Paranaense de Kart que foi realizada Kartódromo de Guarapuava ontem. Além da prova da F-4 o evento que teve supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) estavam em disputas os troféus das categorias: Cadete, Fórmula Kart B-125; Fórmula Kart A- 125, Five Speed B e Five Speed A.
Na F-4, os pilotos buscando alternativas para realização de eventos, se reuniram, criaram um regulamento e organizaram esta prova que conta com motores sorteados da MFK Racing e uma das principais características desta competição é o equilíbrio já que os motores possuem uma preparação standart em todos os karts, contando sempre a perícia do piloto e a preparação dos chassis. Segundo a organização da categoria, o intuito é a redução de custos e a renovação da categoria que passa por um momento difícil em função da falta de recursos e de altos custos para realização de provas. Algumas alternativas foram criadas para o evento, como um “pool” de mecânicos, onde cada um trabalhou com um numero definido de karts.
Segundo Diego Fernandes e Camilo Chaby, o evento foi feito para em primeiro lugar baixar os custos, principalmente com relação a pneus que foram liberados e a “cooperativa de mecânicos”. Mesmo a prova sendo realizada em Guarapuava, 20 karts fizeram parte do Grid, sendo 16 pilotos de Curitiba e 4 pilotos da região. Em função do sucesso demonstrado nestas duas etapas, já começou a haver interesse em outras cidades do interior para levar o “circo” para estas cidades. Segundo Camilo, a idéia é realmente esta levar a F-4 para o maior número de cidades o possível e fazer este mesmo trabalho em Curitiba no kartódromo da Raceland.
COPA 13HP DE KART – Os pilotos ao final do evento estavam muito contentes com os resultados, pois o principal aspecto era que houvesse mínimos problemas e que para o público as baterias fossem bastante disputadas. Isso realmente aconteceu mais uma vez. Nesta etapa diferente de Pato Branco, Diego Fernandes já não foi tão soberano, entraram na briga Jandre Nunes, Ulisses Ribeiro e Camilo Chaby.
Outro aspecto bastante interessante foi o traçado cheio de curvas e com descidas e subidas o que deu um “charme” especial já que quase nenhum dos pilotos conhecia o traçado. Após a prova conversamos com a maioria deles e todos ficaram bastante cansados já que o número de curvas e a concentração foi bastante importante para esta prova.
Em função do aspecto segurança, o diretor de prova optou por largada parada, já que a primeira curva era um dos pontos críticos da pista, uma freada muito forte. Os cinco primeiros na primeira bateria foram: Diego Fernandes, Jandre Nunes, Ulisses Ribeiro, Camilo Chaby e Marcos Barbosa.
Na segunda bateria um dos aspectos interessantes é a troca dos motores entre últimos colocados e primeiros. Os cinco primeiros no resultado final da corrida foram: Jandre Nunes, Ulisses Ribeiro, Camilo Chaby, Marcos Barbosa e Osmar Polydoro.