esportes@cascavelnews.com.br

Um dos mais jovens pilotos do kartismo brasileiro, o goiano João Pedro Custódio (Diário da Manhã/DM TV/Centro-Oeste Comunicação) volta às pistas hoje depois de ter enfrentado o maior e mais duro desafio de sua – até agora – curta carreira.
Na primeira metade de julho Custódio disputou o Campeonato Brasileiro em Farroupilha (RS) e enfrentou as mais duras condições climáticas, quando um frio de cerca de zero grau foi uma das maiores dificuldades por que passaram os pilotos. Para João Pedro não foi diferente e ele – desacostumado com esta condição, já que mora no Centro-Oeste do Brasil – enfrentou com galhardia o frio e outros fatores de dificuldade.
De tudo isto, João Pedro tirou vários ensinamentos, que pretende utilizar neste final de semana, quando disputará a sexta etapa do Super Centro-Oeste, o mais importante evento do centro do Brasil. “O João Pedro aprendeu muito neste Brasileiro e também neste primeiro semestre, o que era justamente a nossa proposta”, disse Geovane, pai do piloto, que compete na equipe Pró Kart.
A partir deste final de semana, quando se inicia a segunda fase do Super Centro-Oeste, os objetivos passam a ter um pouco mais de ambição. Atualmente sexto colocado na tabela de pontuação de sua categoria, a Mirim, João Pedro Custódio buscará a partir de agora o crescimento na tabela de pontuação. “Este segundo semestre será o momento de buscar melhores resultados. O que o João Pedro aprendeu em Farroupilha, em todos os sentidos, será muito útil para alcançarmos este objetivo. Ele tem treinado muito, é dono do terceiro melhor tempo da pista de Goiânia na categoria e tem mostrado bom crescimento a cada treino que tem feito desde o Brasileiro”, avalia o pai, Geovane.
O objetivo imediato para este final de semana será terminar a prova entre os três primeiros colocados. “Acho que ele já tem condições para isto e, a julgar pelos treinos, é bastante provável que isso possa acontecer. Claro que os adversários, bastante qualificados, vão dificultar, mas isto faz parte do aprendizado de um piloto da idade dele”, finalizou Geovane, cujo filho, de apenas 7 anos, é apoiado pelo Diário da Manhã, DM TV e Centro-Oeste Comunicação.
Hoje e amanhã os pilotos irão à pista para os treinos oficiais e no domingo acontecem a tomada de tempo e as provas.