MARIPÁ (PR) Sempre figurando na lista dos favoritos, David Bretzke, da equipe Laranja Mecânica, quer acabar com a fama de injustiçado no Arrancadão de Tratores e transformar todo o favoritismo em realidade, conquistando a sua primeira vitória na categoria. Sábado e domingo ele disputa o GP da Maripá, válido pela quinta edição do Campeonato Brasileiro de Arrancadão de Tratores. As disputas serão do Tratoródromo de Maripá, única pista do Brasil construída especialmente para as competições de tratores.
Nos últimos três anos David sempre tem se destaco como mais rápido nas baterias classificatórias, porém tem enfrentado situações dramáticas nas semifinais ou finais. A situação mais dramática aconteceu em 2005 em Maripá, quando se classificou em primeiro lugar para as semifinais. O drama começou ao completar a última prova da fase classificatória, quando quebrou o motor de seu trator e a equipe, com ajuda de preparadores de outras escuderias, lutou contra o tempo para colocar a máquina novamente na pista, mas os reparos ficaram prontos 30 segundos depois do diretor de prova dar a largada para a primeira bateria das semifinais. O resultado foi que mesmo tendo o trator mais rápido daquele GP, se classificou apenas na quinta colocação.
Ainda em 2005, David já tinha deixado escapar a vitória em Não-Me-Toque, quando foi o mais rápido por todo o final de semana e na decisão quebrou o câmbio de seu trator poucos metros depois da largada. Saiu com a segunda colocação.
Este ano David dominava o GP de Primavera do Leste, chegou a quebrar o recorde da pista por duas vezes, chegando a decisão. No entanto, seu trator perdeu rendimento na prova final e a vitória ficou com o paraguaio Alexandre Poland.
Estamos próximos da primeira vitória e esperamos que ela aconteça em Maripá neste final de semana. Temos um trator rápido e só precisamos encontrar a fórmula da durabilidade. Os técnicos da retifica Primor e o preparador Jocemar Frandoloso estão trabalhando nos últimos 15 dias para que desta vez não tenhamos surpresas, acentua David.
Programação.
O GP de Maripá do Arrancadão de Tratores terá organização da HSJ Desenvolvimentos, promoção do Automóvel Clube de Maripá, supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), apoio da Prefeitura de Maripá, e patrocínio da Vipal.
A programação começa sábado, com a parte noturna do evento. Os treinos livres serão da 16 às 18h30; às 20h30 iniciam as baterias classificatórias; 23h40 começa o baile com a banda Brilho Brasil.
No domingo, os treinos livres serão das 8h30 às 10h30; às 11 horas reiniciam as baterias classificatórias; às 16 horas serão disputas as semifinais ao passo que a decisão está marcada para às 17 horas. A solenidade de pódio está programada para às 17h30; às 17h40 acontece o sorteio do Passat (reformado), com o kit-férias, enquanto que a partir das 18 horas acontece o Matibaile, com a banda Brilho Brasil, encerrando a programação.
Os Passaportes, com ingressos antecipados para os dois dias, custam R$ 15,00. Os primeiros 1000 compradores dos passaportes ganharão um boné oficial do Arrancadão de Tratores. Já ingressos nas bilheterias do tratoródromo custam R$ 10,00 para cada dia.
Para maior conforto do público, os organizadores estão investindo em telas de sombreamento para cobertura para mais de cinco mil expectadores, no barranco gramado do Tratoródromo de Maripá.