GUARAPAVA (PR) Única mulher a competir no Campeonato Paranaense de Arrancada de 201 metros, a guarapuavana Débora Ferreira Kultz está de volta às competições depois de ter dado um tempo no ano passado em função da gravidez do seu segundo filho. E a reestréia foi em grande estilo, conquistando o quarto lugar na categoria Street Tração Traseira na etapa do Campeonato Paranaense deste ano, disputada em Londrina nos dias 9 e 10 deste mês. Ela comemorou também o fato de ter registrado a melhor reação da prova, com 0s002. Débora também pretende disputar a categoria Standart 6 e 8 cc nesta temporada.
Débora está retornando às pistas no momento Valdir Kultz Neto completa sete meses (Alexandre, seu primeiro filho está com 13 anos). Ela diz estar feliz com a criação do Campeonato Paranaense de 201 metros. A arrancada paranaense está em excelente fase. Está mais segura, mais profissional. A temporada promete fortes emoções com as etapas de Maringá nos dias 10 e 11 de julho; e Cascavel nos dias 1 e 2 de outubro. A arrancada do Paraná cresceu muito. O nível está elevado. O campeonato será muito equilibrado. Os pilotos estão investindo em seus carros e muitas decisões acontecerão na casa dos milésimos de segundos, acentua Débora.
O início
O interesse de Débora pela arrancada teve início quando ela começou a namorar com o piloto Valdir Kultz Júnior, seu marido. Comecei a acompanhar o Valdir nas competições e peguei gosto pelo esporte. Casamos e continuei indo às provas até que pintou a oportunidade de participar de uma prova de arrancada na Terra em Ponta Grossa, competindo na categoria Original. Depois participei de uma prova da Street em Pato Branco. Daí para frente as coisas aconteceram naturalmente, salienta Débora.
No ano passado, mesmo não tendo participado de toda a temporada, Débora se classificou em quinto lugar na categoria Standart 6 e 8cc na Copa Paraná. Tive que me afastar das competições em função da gravidez. Mas para este ano melhoramos o Opala e vamos incomodar os marmanjos, diz Débora.
Débora também argumenta que possivelmente ainda nesta temporada acontecerá o duelo com o marido Valdir. O Valdir está melhorando seu Opala e vamos duelar na categoria Street Tração Traseira. Vai ser interessante este duelo familiar, destaca Débora, que também convida as mulheres a participarem das provas de arrancada.