esportes@cascavelnews.com.br

Com 17 pilotos confirmados na corrida de domingo, o grupo N do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos terá um fim de semana movimentado na decisão do título de 2007. Três pilotos representando equipes diferentes vão decidir na sexta e última etapa, no Autódromo Internacional de Cascavel, quem leva a taça reservada ao campeão desta temporada – César Chemin, Leônidas Fagundes Júnior e Diego Barroso são os candidatos.
Chemin, campeão em 2006, corre pelo bicampeonato. Já considerado o descarte obrigatório de duas baterias por piloto, lidera a competição com 149 pontos, contra 135 de Fagundes e 122 de Barroso. Se conquistar a pole, o que dá direito a um ponto de bonificação, passa a depender de segundos lugares nas duas baterias para repetir a conquista, mesmo que o vice-líder obtenha as vitórias. “O treino classificatório pode definir o campeonato”, constata.
Piloto do Escort da Sorbara Motorsport, decorado nas cores de Instituto da Visão, Giba’s, Chegaz, Art Pedra, Transpilati e Chelog, Chemin obteve a pole do grupo N nas quatro últimas etapas. “Pelo rendimento do meu carro nos treinos que tivemos na semana passada, minha chance de conseguir a pole de novo é considerável. Corro sem pressão, a equipe tem me dado um carro muito rápido. O título, no fim, vai ser do piloto que também contar com a sorte”, acredita.
Fagundes Júnior vive a expectativa de ser campeão quase duas décadas depois de seu último título, em 1988 no Campeonato Paranaense de Stock Car. “A obrigação de correr atrás do resultado é mais minha do que do César, e é isso o que vou fazer”, antecipa o piloto da Sirtoli Racing. “Meu carro tem sido competitivo nas últimas corridas. Vou acelerar para valer”, promete o piloto, que tem patrocínio de Yes Rent a Car, Constru & Cia e Beba Leite Pasteurizado.
Pela matemática do campeonato, já considerando o descarte de baterias, Fagundes depende apenas de si próprio para ficar com o título. Será o campeão, por exemplo, se conquistar a pole-position, for líder na intervenção do Safety Car na 15ª volta de cada bateria e vencer as duas, independentemente das posições do líder do campeonato. “O César é um adversário duro, muito competitivo, mas eu estou disposto a fazer minha melhor corrida no ano”, promete.
A situação mais complicada na luta pelo título regional da temporada de 2007 é a de Barroso, que cumpre seu primeiro campeonato completo. Vencedor de duas etapas, o piloto da Ferrari Motorsport está 27 pontos atrás de Chemin e a 13 de Fagundes. Mesmo que obtenha proveito máximo do fim de semana, com a pole, liderança nas intervenções que garantem bonificação e vitórias, chega a 175. Dois segundos lugares de Chemin, por exemplo, impedem seu título.
“Está difícil, mas vou tentar chegar, andar junto com o César e o Leônidas desde o início dos treinos”, diz o piloto da Ferrari Motorsport, que tem seu Voyage decorado nas cores de Aquisivel Veículos, Itaú Financiamentos e Sthar Film’s. “Eu não esperava conquistar duas vitórias neste ano, a expectativa era de brigar por pódios. Então, meus objetivos já foram cumpridos. Mas, se houver oportunidade, é claro que vou fazer o possível para ser campeão. Seria uma zebra”, considera.
Em 10 baterias disputadas até agora no Regional de Marcas N, Chemin obteve três vitórias. Fagundes Júnior e Barroso ganharam duas, cada. Os outros vitoriosos da temporada são Jefferson Thomé, Miguel Laste e Rafael Favarin, com um primeiro lugar, cada. Nas somas de pontos, Fagundes venceu a primeira etapa formando dupla com Arthur Lustosa Júnior. Chemin foi o vencedor da segunda e da quarta. Barroso ganhou a terceira e a quinta prova do ano.