esportes@cascavelnews.com.br

A participação no Campeonato Paranaense de Judô da Categoria Júnior, disputado no fim de semana, em Ponta Grossa, região Central do Estado, rendeu duas vagas para os judocas da Associação de Judô Ricardo Santos/Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo disputar o Nacional que vai acontecer no dia 18 deste mês, em Cuiabá (MS). As vagas também colocam o município em igualdade com Maringá e Londrina, que conquistaram duas vagas cada. Curitiba vai levar o maior número de atletas com sete no total. Cascavel e Marechal Cândido Rondon com uma vaga completarão a seleção do Estado.
O destaque toledano foi para a judoca Débora Alves Ferreira (meio leve até 52 kg), que garantiu o título batendo ninguém menos que a curitibana Lais Dupin, atual campeã sul-americana. Débora venceu a melhor de três por duas vitórias a uma. Na semifinal ela havia vencido a atleta do Paraná Clube Cassandra Costa, campeã brasileira e estadual. Agora ela volta a disputar o Brasileiro cotada a uma medalha para melhorar sua classificação do ano passado, quando terminou em quarto lugar.
O engrosso no caldo de Toledo no Brasileiro será com a judoca Franciele Lopes do peso médio até 70 kg. Mesmo sendo ainda juvenil, ela mostrou competência para competir de igualdade e além vencer o Estadual, provocou a melhor de três com Michele Neves, judoca da casa e confirmou a vaga vencendo duas lutas.
A participação de Toledo, considerada boa pelo técnico Ricardo Santos também rendeu mais duas terceiras colocações com Pedro Refosko e Delair Alves Ferreira e um vice para José Gaspar. Na classificação geral, Toledo ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o Paraná Clube.