Em caravana, 12 pilotos saíram de Curitiba para participar como convidados e incrementar a festa da Copa Sudoeste de kart, realizada no kartódromo municipal Ayrton Senna domingo, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná. Além da prova da F-4, o evento que teve supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) estavam em disputas os troféus das categorias Cadete, Fórmula Kart B-125; Fórmula Kart A- 125, Five Speed B e Five Speed A.
Na F-4, os pilotos buscando alternativas para realização de eventos, se reuniram, criaram um regulamento e organizaram esta prova que conta com motores sorteados da MFK Racing e uma das principais características desta competição é o equilíbrio já que os motores possuem uma preparação standart em todos os karts, contando sempre a perícia do piloto e a preparação dos chassis.
Segundo a organização da categoria, o intuito é a redução de custos e a renovação da categoria que passa por um momento difícil em função da falta de recursos e de altos custos para realização de provas. Algumas alternativas foram criadas para o evento, como um “pool” de mecânicos, onde cada um trabalhou com um numero definido de karts.
Segundo Diego Fernandes e Camilo Chaby, o evento foi feito para em primeiro lugar baixar os custos, principalmente com relação a pneus que foram liberados e a cooperativa de mecânicos. Mesmo a prova sendo realizada em Pato Branco os custos ficaram interessantes para uma prova de kart que em termos comparativos em Curitiba, onde os pilotos gastariam 1/3 a mais (incluso inscrição, motores e pneus),o que motiva aos pilotos a realizarem novas provas em outras cidades que tenham interesse. Pelo que foi constatado, a cidade de Guarapuava pode ser a próxima etapa, lembrando que no dia 7 de Julho ocorre os 200km de Joinville, prova em Homenagem a Paulo Freitas (MFK Racing) que foi um dos grandes idealizadores desta categoria e faleceu no dia 16 de junho de 2006.
COPA 13 HP – Os pilotos ao final do evento estavam muito contentes com os resultados, pois o principal aspecto era que houvesse mínimos problemas e que para o público as baterias fossem bastante disputadas. Isso realmente aconteceu, pois no Warm up da manhã os pilotos não forçaram muito e os tempos foram altos, mas isso não era prenúncio que a corrida não seria disputada e Diego mostrou que estava disposto a levar o troféu e marcou o melhor tempo do treino antes da corrida com 48s680.
Diego largou na pole e os carros alinharam na volta de apresentação e foi dada a largada pelo diretor de prova Lagana e logo na primeira curva um acidente espetacular com o kart 27 Mauro Mondin piloto de Guarapuava que bateu e capotou sobre as barreiras de pneus, o acidente aconteceu em função de uma rodada no meio da curva onde o piloto Vicente Rando (331) recebeu um toque e todos os que vieram atrás foram envolvidos, enquanto isso o líder abria uma vantagem sobre o segundo colocado José Roberto (29) que segurava o grupo intermediário até o quinto colocado, que volta a volta tramavam um disputa com diversas trocas de posições ao longo da corrida, segundo todos os pilotos uma pista bastante seletiva que exigiu bastante atenção em função da mesma estar úmida após uma noite chuvosa em Pato Branco.
Com uma certa tranqüilidade Diego recebeu a bandeira quadriculada após 32 voltas em primeiro lugar com 25m39s139.
Na segunda bateria um dos aspectos interessantes é a troca dos motores entre últimos colocados e primeiros, isto segundo Enéas da MFK serve para mostrar que realmente os motores são equalizados e que existem poucas diferenças e como foi dito o que conta é o acerto do carro, chassi, chão e calibragem dos pneus que nesta bateria tiveram que ser modificados para chuva. Na segunda bateria o grid de largada foi feito conforme resultado da primeira e Diego larga novamente na pole e com chuva vence a corrida de ponta a ponta com uma larga vantagem com relação ao segundo colocado, com praticamente 8.550s de vantagem, mesmo cometendo um pequeno erro e escorregando um pouco na saída da curva Diego fez uma corrida a parte e Ulisses Ribeiro (767) e Pico Brum (11) disputaram bastante a segunda posição, sendo que Ulisses levou uma vantagem e fechou a prova em segundo. Já no pelotão intermediário travara uma disputa volta a volta pelas posições. Nesta bateria novamente o Kart 27 do piloto de Guarapuava Mauro Mondin, envolveu-se em um acidente bastante forte na terceira volta, mas apenas danos materiais em seu kart e segundo ele o cabo do acelerador travou na curva logo após a reta e ele perdeu completamente o controle de seu kart.
Confira o Resultado final
1º) Diego Fernandes (PR)
2º) Ulisses Ribeiro (PR)
3º) Osmar Polydoro (PR)
4º) Pico Brum (PR)
5º) Thiago (PR)