esportes@cascavelnews.com.br

Dois acidentes tiraram do kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ULV/KartZoom) as possibilidades de conquista de um bom resultado na sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart, disputada no ultimo sábado no Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos -, em São Paulo.
Após um bom desempenho nas primeiras voltas do warm-up matinal e a certeza de que contava com um bom equipamento para a tomada de tempos classificatórios e a corrida da categoria Cadete, dois concorrentes que seguiam imediatamente à frente do “Dollynho” – como é conhecido nas pistas Giuliano – se “enroscaram” e um deles acabou rodando no meio da pista. Sem tempo e espaço para desviar o forte choque foi inevitável, causando grandes danos no kart de Raucci, que não pode continuar o treino de aquecimento. “Por sorte o Giuliano não se feriu no acidente, mas o kart ficou muito danificado. A barra de direção está torta, o chassis empenado e completamente desalinhado, sem qualquer condição de participar da classificação e da corrida. Mas vamos desmontar o kart, tentar conseguir encontrar as peças danificadas para fazer a substituição e, ainda, tentar desentortar o quadro e dar o mínimo de alinhamento para que o Giuliano possa voltar para a pista”, esclareceu logo após o acidente o preparador Victor Chiarella, alicerçado pelo conhecimento de quem já foi construtor de micromonopostos.
Extremamente competente, a equipe KartZoom conseguiu algumas peças já usadas e deixar o bólido de Raucci em condições de participar do treino classificatório, que definiria a ordem de largada dos micromonopostos na corrida da categoria. Apesar dos nítidos problemas de alinhamento, que não permitiam o apoio perfeito do kart no asfalto de Interlagos, Giuliano Raucci conseguiu superar “no braço” a desvantagem, permanecendo a maior parte do tempo do treino classificatório oscilando entre o segundo e terceiro tempo mais rápido na pista, todavia, nas voltas finais da pratica classificatória alguns concorrentes conseguiram melhorar o desempenho e Giuliano ficou com a sexta melhor marca, um décimo e meio de segundo “mais lento” que o pole position, Mauro Auricchio.
Com um espaço de tempo maior entre a tomada de tempos classificatórios e a corrida da Cadete, a equipe KartZoom voltou a desmontar o kart de Giuliano Raucci e buscar “melhorar” o alinhamento do chassis, que havia alterado a distancia entre eixos no acidente do warm-up. Com o novo ajuste e partindo da sexta posição do grid, Giuliano Raucci sabia que tinha plenas condições de lutar pela vitória e, assim que autorizada a largada, partiu em meio ao compacto pelotão de liderança.
Os bólidos desceram velozmente a reta de largada, contornaram a curva da Esplanada, a pequena reta que leva ao rápido “S”, cruzaram a curta reta oposta à Torre de Cronometragem, mais uma curva à esquerda e, repentinamente, um dos karts roda adiante de Giuliano Raucci e Yurik Carvalho, que atingem violentamente a lateral do kart de Vitor Olivério. Embora bastante atrasado em relação aos demais concorrentes o “Dollynho” ainda tentou voltar à disputa, mas componentes amassados prendiam perigosamente os pneus, pelo que Giuliano Raucci optou por abandonar a disputa após sete passagens.
“Parece chavão, mas este foi realmente um final de semana para ser esquecido. Tínhamos tudo para conquistar um grande resultado, mas acabamos envolvidos em dois acidentes gratuitos, dos quais o Giuliano não deu causa, mas acabou levando a pior”, lamentou o preparador Victor Chiarella.
Confira o resultado da Cadete na sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart
1º) Gabriel Sereia, com 18 voltas em 16m34s387
2º) Vitor Baptista, a 3s484
3º) Sergio Câmara, a 3s489
4º) João Manuel, a 6s213
5º) Mauro Auricchio, a 6s269
6º) Vinicius Papareli, a 9s065
7º) João Felipe Marques, a 28s923
8º) Zaiya Fontana, a 29s920
9º) Juan Vieira, a 30s797
10º) Cauê Arias, a 34s712
11º) Leonnardo Raucci, a 36s481
12º) Matheus Olivério, a 3 voltas
13º) Yurik Carvalho, a 0s266
14º) Giuliano Raucci, a 11 voltas
15º) Vitor Olivério, a 18 voltas
Pole Position: Mauro Auricchio, com 54s504
Melhor Volta: Matheus Olivério, com 54s490