esportes@cascavelnews.com.br

A Fórmula 2, categoria de acesso à Fórmula 1, disputou neste sábado (5), no Bahrein, a primeira corrida de sua 12ª e última etapa da temporada. E, em uma corrida bastante ‘quente’ dentro da pista, o brasileiro Felipe Drugovich conquistou um resultado de pódio e marcou novos pontos em seu ano de estreia na Fórmula 2.

Depois de uma sessão classificatória bastante positiva na sexta-feira, quando garantiu um lugar na terceira fila do grid de largada, em 5º, o piloto da equipe holandesa MP Motorsport chegou a se aproximar da segunda posição nas primeiras curvas, mas acabou voltando para o lugar de onde largara.

A corrida teve um ritmo intenso no circuito externo, de apenas 3.543 metros, e Drugovich permaneceu em quinto, sempre próximo aos quatro primeiros, durante todo o primeiro ‘stint’, quando utilizou pneus macios.

Na vigésima das 48 voltas previstas, Felipe Drugovich foi aos boxes e, sendo o último dos cinco primeiros a fazer sua troca, voltou com pneus mais novos e mais rápido entre os que lutavam pela vitória. Com sucessivas boas voltas, o piloto de Maringá (PR) aproximou-se dos quatro primeiros e tratou de atacar.

Preciso, Drugovich superou o japonês Yuki Tsunoda e o russo Nikita Mazepin e assumiu a segunda posição, enquanto Robert Shwartzman liderava. Os dois, porém, recuperaram as posições e Tsunoda abriu e passou a lutar pela vitória, que efetivamente alcançaria. O paranaense, então, passou a lutar com Mazepin pelo terceiro lugar, mas foi “espremido” pelo piloto russo em duas tentativas de ultrapassagem.

Na bandeirada final, Felipe Drugovich foi o quarto colocado, logo atrás de Nikita Mazepin. Entretanto, após a prova, os Comissários Desportivos puniram o piloto russo por atitude antidesportiva em Drugovich, que, assim, foi o terceiro colocado, mas sem subir no pódio, que já havia sido realizado.

“Fiz uma ótima largada e já estava praticamente com a P2 na mão, mas o Tsunoda passou um pouco reto, fiquei espremido, e tive que voltar para quinto. Eu tinha um bom ritmo, usamos a mesma estratégia da semana passada, de alongar o primeiro stint com os pneus macios para ter ‘mais vida’ com os pneus duros. Deu certo”, relembra Felipe Drugovich. “Vim tirando a diferença nas últimas voltas, assumi o segundo lugar, mas aí recebi um toque que quase ninguém viu e o replay não mostrou. Perdi as duas posições e no mínimo 3 segundos, além de ter sujado os pneus. Tive sorte por não rodar. Era uma corrida para ter vencido. Mas terceiro foi um bom resultado, eu largo em 6º amanhã e tenho certeza de que vamos para a frente mais uma vez”, finalizou.

A Fórmula 2 terá sua última corrida neste domingo (6), às 9h20 (horário de Brasília), e Felipe Drugovich largará em 6º por conta da inversão do grid entre os oito primeiros na prova deste sábado. A prova terá transmissão ao vivo no canal da Fórmula 1 no YouTube – https://www.youtube.com/user/Formula1.

Felipe Drugovich tem o apoio de Drugovich Auto Peças, que atua no ramo de peças para caminhões e ônibus; da Noma, destaque no segmento de implementos rodoviários; e da Stilo, fabricante italiana de capacetes.

 

Confira o resultado da corrida de hoje no Bahrein:

1º) Yuki Tsunoda (JAP) – Carlin – 48 voltas em 52m59s396

2º) Guanyu Zhou (CHI) – UNI-Virtuosi – a 5s613

3º) Felipe Drugovich (BRA) – MP Motorsport – a 6s655

4º) Robert Shwartzman (RUS) – Prema Racing – a 7s438

5º) Callum Illot (GBR) – UNI-Virtuosi – a 8s143

6º) Mick Schumacher (ALE) – Prema Racing – a 10s339

7º) Jehan Daruvala (IND) – Carlin – a 11s818

8º) Dan Ticktum (GBR) – DAMS – a 14s640

9º) Nikita Mazepin (RUS) – Hitech Grand Prix – a 16s280

10º) Pedro Piquet (BRA) – Charouz Racing System – a 17s511

11º) Marcus Armstrong (NZL) – ART Grand Prix – a 17s789

12º) Louis Deletraz (SUI) – Charouz Racing System – a 19s374

13º) Artem Markelov (RUS) – BWT HWA Racelab – a 31s999

14º) Ralph Boschung (SUI) – Campos Racing – a 34s388

15º) Giuliano Alesi (FRA) – MP Motorsport – a 35s082

16º) Luca Ghiotto (ITA) – Hitech Grand Prix – a 38s113

17º) Marino Sato (JAP) – Trident – a 39s059

18º) Theo Pourchaire (FRA) – BWT HWA Racelab – a 41s719

19º) Sean Gelael (IND) – DAMS – a 45s847

20º) Roy Nissany (ISR) – Trident – a 50s305

21º) Christian Lundgaard (DIN) – ART Grand Prix – a 59s292

22º) Guilherme Samaia (BRA) – Campos Racing – a 1 volta