No dia 14 de setembro o ituano Kartódromo Arena Kirin abrirá suas portas para receber, agora como palco fixo, a Copa Everlast Energy Drink, quarta etapa da temporada 2014 do Kantan Kart.
O bom certame monomarca da PCR subverteu a ordem da habitual mesmice reinante no panorama do kartismo brasileiro, trazendo em seu cerne uma nova filosofia, embasada na preocupação em desenvolver intentos que propiciem a correta formação e aprendizado aos pilotos participantes. Além disso, o Kantan Kart oferta uma premiação ímpar aos seus campeões, como a participação do Mundial de Kart pela equipe oficial PCR, com tudo pago, e treinos nos bólidos da F4 Sulamericana.
Pequenino, Duda Naves (D2 Motorsport) é decerto o menor entre todos os pilotos do grid do Kantan Kart, todavia, na pista torna-se um gigante. Um gigante que parece nunca se abater e que cresce mais ainda a cada dificuldade encontrada. Como tamanho não é documento esse little gentle giant vem esbanjando talento e velocidade nas pistas do Brasil e se firmando como um dos expoentes de sua geração.
Assim é que Naves entrou para os anais do kartismo nacional ao tornar-se, no domingo 29 de julho, o primeiro campeão da história pela classe U13 do Kantan Kart, o inovador certame que, em um formato idêntico ao dos campeonatos europeus, busca desenvolver e treinar seus pilotos para competirem na Europa em real igualdade de condições. Dessa forma, de nacional só mesmo os pneus, o combustível e o talento dos competidores.
Mas essa não foi uma conquista qualquer. Duda Naves o fez de forma heroica, competindo com muitas dores decorrentes de uma fratura de costela, fruto indesejado de um acidente ocorrido dois dias antes, em uma prova válida pelo Open do Campeonato Brasileiro de Kart no mesmo circuito Arena Kirin. Quem já andou de kart bem sabe que é quase impossível pilotar com uma simples luxação nas costelas, já que os micromonopostos não possuem suspensão e todas as irregularidades do asfalto, toques nas zebras, bem como o efeito da força centrífuga nas curvas, determina um forte apoio costelar no banco do kart.
As fortes dores só não eram maior que sua determinação. Correr com uma fratura e ainda ser competitivo era uma tarefa digna de um gigante, ainda mais no circuito do Kartódromo Arena Kirin, cuja característica determina que para ser rápido tem-se, obrigatoriamente, que literalmente voar por sobre as altas zebras de suas duas chicanes. Mas, como dito, Duda Naves é o little gentle giant.
As provas do Kantan Kart são disputadas em grid único das classes K2 para pilotos com idade entre 14 e 16 anos – e os menores da U-13. Com formato europeu, cada rodada conta com uma tomada de tempos qualificatórios, para a formação do grid das duas provas classificatórias do sábado e, no domingo, as corridas Pré-Final e Final, que definem o vencedor de cada etapa. Na pratica classificatória da rodada decisiva, Naves garantiu a segunda posição da grelha de partida, em sua categoria.
Nas duas corridas classificatórias conseguiu superar as dores lancinantes e completou ambas na segunda colocação. O título consagrador estava ao alcance das mãos, com Duda garantido na P2 do grid na prova Pré-Final, na manhã do domingo.
Todavia, o grande esforço tornou-se repentinamente um pesadelo na Pré-Final, de qual o resultado significa o posicionamento de largada na corrida decisiva, a Final. Na acidentada largada Naves acabou perdendo tempo e caindo para a sétima colocação, mas, na disputa por posições, um toque em seu kart acabou jogando-o para o final do pelotão. Aguerrido, Duda tentou prosseguir na disputa, mas acabou ficando pelo caminho na volta final, o que significava largar na última posição do grid na decisiva prova Final. Autorizada a largada da corrida Final, Duda Naves partiu para o ataque e ao final da primeira volta já ocupava a nona colocação na classificação geral. Mais algumas voltas de pé embaixo e o piloto da D2 Motorsport já era o sexto na prova, mas o segundo em sua classe. Foi nesse posicionamento que o pequenino gigante recebeu a checkered flag consagradora, que cristalizou o título de Campeão U-13 do Kantan Kart, na temporada 2013/2014.
Foi uma ótima conquista. Trabalhamos bastante no fim do ano passado e início deste ano e o resultado chegou. Agora vamos comemorar”, disse Naves, que terá como premiação 50% de desconto no restante da Copa Everlast Energy Drink e um teste na F4 Sulamericana assim que completar a idade mínima para poder acelerar um monoposto de competição.
Duda Naves (D2 Motorsport) prossegue na Copa Everlast Energy Drink, ocupando atualmente a vice-liderança do certame. Mas quem conhece o little gentle giant sabe que suas chances que bisar a conquista são tão grandes quanto seu talento.
Confira a classificação final do campeonato da U-13 na temporada
1º) Duda Naves (D2 Motorsport), com 135 pontos
2º) Marcel Coletta, 105 pontos
3º) Vinicius Ponce, 103 pontos
4º) Thiago Lopez, 91 pontos
5º) Caio Collet, 52 pontos
Confira a classificação do campeonato da U-13 na Copa Everlast Energy Drink:
1º) Duda Naves Duda Naves (D2 Motorsport), com 94 pontos
2º) Thiago Lopez, 91 pontos
3º) Vinicius Ponce, 68 pontos
4º) Caio Collet, 52 pontos
5º) Victor Uchoa, 44 pontos