esportes@cascavelnews.com.br

O Campeonato Brasileiro de Endurance é a grande atração deste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, com a prova “3 Horas de Londrina”, válida pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro, pela segunda do Sul-Brasileiro e a abertura do Paranaense. Para o público que comparecer ao circuito, a grande atração se o desfile de carros na pista como Ferrari, Porsche, Mercedes-Benz, Audi e Alfa Romeo. Os treinos livres começam na sexta-feira.
O Brasileiro de Endurance será disputado em quatro categorias: I – para carros sport protótipo tipo FIA, até 2000cc; sport protótipo nacional até 2000cc equipado com turbo compressor (A), e GT/NGT – FIA, turismo acima de 2000cc equipado com turbo compressor (B); II – turismo especial Força Livre acima de 2001cc, pick-ups de competição acima de 2000cc e veículos de turismo até 2000cc equipados com turbo compressor; III – sport protótipo nacional e gran turismo até 2000cc; e IV – veículos de turismo Força Livre até 2000ccc.
Outra categoria nacional que movimentará o autódromo será o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, que terá mais uma etapa. Na pista estarão em ação carros das marcas Volkswagem (Gol), Renault (Clio), Chevrolet (Corsa) e Ford (Fiesta).
Metropolitano
Fazendo parte da programação da Endurance e de Marcas e Pilotos, o público londrinense terá a oportunidade de ver no domingo a 11º e 12º etapas do Metropolitano de Automobilismo, que entra em sua fase decisiva.
As disputas estão acirradas: na categoria Protótipos, José Augusto Rapcham lidera com 100 pontos, seguido de perto por José Hofig Ramos e Luiz Carlos Abbade, com 95 pontos cada. Em Marcas, muito equilíbrio entre Márcio Imagawa (138), Sandro de Oliveira (123) e Edicésar Souza Lima (118). Já na Speed Fusca a lideranã é tranqüila para Antônio Sapia Jr. (152), com a disputa pelo segundo lugar entre Odone Ranoche (85), Dlávio Messas/João Batista Messas (73), Estevam Manhani Neto (62) e Luis Felipe Preto (61).
Motovelocidade
Mais de 20 motos estarão na pista neste final de semana, para mais duas etapas, uma no sábado, e outra no domingo. Na Classe A (motos com preparação), a liderança é do experiente Odair Delefrati, com 110 pontos, seguido de Evandro Faria Nobre, com 95. Na Classe B, o líder é o maringaense José Claudemir Vinci, com 69 pontos, cinco a mais que o londrinense Rodrigo dos Santos.