esportes@cascavelnews.com.br

Máquinas potentes, velocidade, consistência, determinação e durabilidade. Assim será domingo a disputa da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, com a prova “3 Horas de Londrina”, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A disputa começa às 13 horas e termina às 16 horas, reunindo carros como Ferrari 550 Maranello, Alfa Romeo 156, Spyder Race, Aldeee, entre outros.
E não será apenas a Endurance que será atração do dia. O Brasileiro de Marcas e Pilotos terá a terceira etapa, com largada às 11h30, para 40 minutos de prova. O Metropolitano de Automobilismo e o Regional de Motos (v. box) também estarão na pista completando o dia de velocidade para todos os gostos no autódromo londrinense.
A prova do Brasileiro de Endurance será uma `avant-premiere´das 500 Milhas de Londrina, corrida disputada anualmente e que este ano acontecerá no dia 9 de dezembro.
Esta será segunda vez que a Endurance estará em Londrina. A primeira aconteceu no ano passado, no dia 6 de novembro. Os vencedores foram. Categoria I – Xandy Negrão/Guto Negrão/Giuliano Losacco (SP), com Audi TT DTM; II – Belmiro Ferreira (SP)/Mattew Janssen (EU)/Nélio Weiss (SP), com GM Omega; III – Humberto Amaral/Maycon Tumiate (PR), com Aldee Spyder/VW: e IV – Cláudio Capparelli/Uberto Molo/Lucas Molo (RJ), com Alfa Romeo 156.
Denominada “400 Quilômetros de Londrina”, a prova do ano passado teve duração de 2h49m05s801, período no qual os vitoriosos completaram 128 voltas.
Este ano duas etapas já foram realizadas. A primeira, no Rio Grande do Sul, com as “Três Horas de Tarumã”, teve 147 voltas, totalizando 443,352 km. Os vencedores: I – Paulo Hoerlle/Cristian Castro (RS), MCR Turbo; I B – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (RJ), Ferrari 550 Maranello; II – Carlos Eduardo Prado/Fernando Rebellato (SP), GM Montana; III – Luciano Borghesi/Beto Borghesi (PR), Spyder Race; e IV – Uberto Molo/Cáudio Caparelli (RJ), Alfa Romeo 156.
A segunda aconteceu em São Paulo, no dia 4 de julho, com os “500 KM de Interlagos”, em 116 volta, num total de 499,844 km. Os ganhadores: I – Eduardo Souza Ramos/Leandro de Almeida (SP), Mitsubishi Lancer; I B – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (RJ), Ferrari 550 Maranello; II – Maurício Olio/Sandro Sanches (SP), GM Omega; III – Alexandre Zaninoto/Christian Del Rey (SP), Spyder Race; e IV – Uberto Molo/Cláudio Capparelli (RJ), Alfa Romeo, 156.
Quem terá o apoio da torcida na tarde de hoje será a dupla londrinense formada por Luciano e Beto Borghesi (Café Itamaraty/Sul América Seguros/H24/Viação Garcia/Pado/Folha FM/HF65). Ela irá defender a liderança do Brasileiro de Endurance na categoria Grupo III.
A equipe está bastante otimista em conseguir um bom resultado, já que venceu na prova de abertura com as 3 Horas de Tarumã (RS) e ficou em sexto nos 500 Km de Interlagos, segunda etapa do certame. “Manter a liderança do campeonato é nosso objetivo. Apesar de estar correndo em casa, muita gente boa vai brigar pela vitória”, disse Luciano Borghesi.
Além do Campeonato Brasileiro, a etapa também será válida pelo Sul-Brasileiro com a segunda rodada e a primeira do Campeonato Paranaense que ainda terá mais duas etapas. Uma em Curitiba juntamente com a última etapa do Brasileiro e a terceira com a tradicional prova paranaense com as 500 Milhas de Londrina em dezembro.
“Além do Brasileiro vamos defender a liderança do Sul Brasileiro e tentar a vitória no Paranaense que começa neste final de semana”, comentou Beto Borghesi.
Marcas
No Marcas & Pilotos, após duas vitórias, o paranaense Fábio Ebrahim (VW Gol/Arias Motorsport) lidera o certame com 48 pontos, seguido por Sanito Cruz (VW Gol/Finardi Competições), com 36.