esportes@cascavelnews.com.br

A temporada de 2006 marcou uma conquista inédita no automobilismo para a Stumpf Preparações, de Cascavel. A equipe, em sua primeira participação no Campeonato Argentino de Turismo, conquistou o título da classe 2, vencendo quatro das nove etapas que compuseram o calendário com o piloto Lauri Viana, representante da cidade de Porto Iguaçu. Ele cumpriu a temporada pilotando um Gol modelo Geração III, com motor a gasolina.
“Atuar no Campeonato Argentino foi um desafio para nós, principalmente em função do regulamento técnico praticado lá”, diz Muriel Stumpf, que coordena a equipe em parceria com seu irmão Jorge Stumpf Júnior. “Nós nunca tínhamos trabalhado com motores a gasolina, o trabalho é totalmente diferente daquele que fazemos aqui”, acrescenta, citando a atuação da equipe no Campeonato Regional de Marcas & Pilotos, onde se destaca desde 2002.
As duas primeiras etapas foram disputadas em autódromos de asfalto. Na primeira, em Posadas, Viana largou em segundo e era o líder quando abandonou com o câmbio quebrado. Na prova seguinte, em Oberá, ocupou a terceira posição no grid, mas também abandonou, desta vez por conta da quebra de uma biela. A primeira vitória foi confirmada na terceira etapa, no circuito de terra de Apostoles, onde também obteve a primeira pole position.
A quarta etapa aconteceu em Eldorado, também uma pista de terra. Viana fez a pole mas, com a queima de uma vela pouco antes da corrida, teve de largar em último. Terminou a corrida em segundo. De volta a Apostoles, conquistou mais uma pole e a segunda vitória. Na sexta etapa, em Eldorado, conquistou a pole e foi sexto na classificação final da prova, em decorrência do acidente que o levou a capotar o carro na segunda e última bateria.
As sétima e oitava etapas foram disputadas novamente em Apostoles e Eldorado. Nas duas, Viana venceu depois de largar da pole. A nona e última etapa devolveu o campeonato às pistas de asfalto, em Obera. Viana largou em segundo e liderou até a última volta, quando teve de abandonar com a quebra da junta homocinética. Ainda assim, comemorou o título, já que Guillermo Badaracco, seu único adversário nessa disputa, só terminou em quinto.
A Stumpf tem-se constituído, nas últimas temporadas, num dos principais destaques do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos, que tem suas provas no autódromo de Cascavel. Conquistou três títulos no grupo N, com Joseney Vicente, em 2002, e Ciro Stringari, em 2003 e 2004. Em 2005, foi campeã estadual e regional do grupo A com Adriano Reisdorfer. Em 2006, repetiu o título regional do grupo A, com Adriano tendo seu irmão Daniel como parceiro.