esportes@cascavelnews.com.br

A nona etapa da Fórmula Truck, que aconteceu ontem no Autódromo de Tarumã (RS) consagrou a vitória de Geraldo Piquet (Mercedes), que assim chega a liderança do campeonato. A prova teve como destaque o forte enfrentamento entre os pilotos, mesmo a alta temperatura não segurou o ímpeto dos competidores. Subiram ao pódio na etapa junto com Piquet, Felipe Giaffone (Volkswagen) que chegou em segundo, Roberval Andrade (Scania) terceiro, Renato Martins (Volkswagen) quarto e Wellington Cirino (Mercedes) na quinta posição.
Na mesma forte tocada dos que lideraram a prova veio o piloto londrinense Leandro Totti (Ford) que fechou na sétima colocação. Depois de várias etapas com problemas e dificuldades, muitas vezes largando na prova principal para a seguir encostar o caminhão nos boxes com algum defeito no seu bólido, o piloto da Londrina Truck Racing sentiu novamente a condição de estar competitivo. O chefe da equipe Ernesto Gardenal salienta que foi importante, em primeiro lugar completar uma prova, a seguir numa posição entre os dez melhores. Na prova de Tarumã conseguiram o feito e ainda conquistaram a premiação de equipe Melhor Organizada, distinção feita pela organização da categoria para premiar o trabalho das equipes no que tange a organização, limpeza, recepção ao público, entre outros quesitos que engrandecem o evento.
“Estamos contentes sim com o resultado na prova e com a premiação de melhor equipe. Para nós era urgente um resultado desses para mostrar que o trabalho está tendo um retorno, agora já enxergamos uma luz no fim do túnel. Antes da prova falando com o time, disse, primeiro precisamos completar a prova, depois se chegarmos entre os dez melhores está ótimo. Ainda mais que o grupo recebeu a premiação de mais organizado, foi justo e válido pelo empenho que a equipe vem tendo durante todo campeonato”, informa Gardenal.
“O nosso maior problema é termos horas de bagagem na configuração do motor eletrônico, onde as outras equipes estão mais adiantadas que nós, acredito que finalmente chegamos nesta condição. Hoje sabemos mexer na potência, onde o problema acontece para diminuir fumaça, ter uma melhor preparação no conjunto, entre outros. Tanto que nesta etapa de Tarumã estávamos com uma receita mais conservadora, o resultado mostra então que podemos crescer. No todo, acho que a premiação e a boa classificação do Totti na prova ajudam principalmente a elevar a moral do grupo que ultimamente andava meio em baixa”, ressalta Ernesto Gardenal.
Já para Leandro Totti o principal é poder sentir o sólido crescimento da equipe, mesmo faltando somente uma etapa para o final da temporada, conseguir bons resultados agora estabelece melhores condições para iniciar o campeonato do ano que vem brigando pela ponta. “Temos que reconhecer que não é o ideal, mas o possível para o momento. A equipe está de parabéns, tanto por conseguir colocar o caminhão na pista em condições de brigar por um bom resultado e pela conquista de ser a mais organizada do evento, estou muito feliz”, disse o piloto londrinense.
A próxima etapa da Fórmula Truck acontece dia 07 de dezembro em Brasília, Distrito Federal.