esportes@cascavelnews.com.br

Quatro equipes da Associação Atlética Comercial defenderão Cascavel nos 23º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), que começam amanhã, em Foz do Iguaçu. As duas primeiras a defender o Município serão a de Caratê e a de Futsal.
Dos oito caratecas cascavelenses, dois (Camila Ramos da Silva e Filipe Grapégia) treinam no Comercial. Serão quatro atletas no naipe masculino e quatro no feminino que lutarão por medalhas com outras 17 cidades do Estado.
O técnico de Cascavel e professor da modalidade no clube, Osmildo de Jesus, salienta a renovação na equipe. “Os Jogos da Juventude é uma competição de alto nível e neste ano as dificuldades serão ainda maiores. Temos caratecas com pouca experiência em competições do gênero e vamos com um número reduzido de atletas para Foz do Iguaçu. Ainda assim, vamos fazer de tudo para fazer bonito”, analisa.
Comandados pelo professor Márcio Rinaldo, os atletas da equipe Sub-17 da Associação Atlética Comercial/Sapiens Colégio/Semel representarão o Município na chave “A” do Futsal. Cascavel está no grupo “A”, ao lado de Altônia, Campo Mourão, Cianorte e São Miguel do Iguaçu, com quem fará a estreia segunda-feira, às 17h45.

TÊNIS E NATAÇÃO – Ficar entre os três melhores. Esse é o objetivo em comum dos professores Edemárcio Maciel e Rui Comin, técnicos das equipes de Tênis e Natação de Cascavel, respectivamente. Utilizando-se exclusivamente de atletas que treinam no Comercial, os dois só começam a participar dos Jojups na próxima semana.
O Tênis, que contará com oito atletas (sendo quatro no masculino e quatro no feminino), faz a sua estreia quinta-feira (25), às 17 horas, com a equipe feminina jogando contra Maringá. Por sua vez, o masculino entra em quadra na sexta-feira, às 8h30, para encarar o vencedor do confronto entre Toledo e Campo Mourão.
A exemplo do que ocorre com o Caratê, a equipe de Tênis também tem uma baixa média de idade. “Grande parte dos nossos atletas, principalmente do feminino, vão participar pela primeira vez desta competição. Além de enfrentar adversários mais velhos e mais experientes, é normal que o nervosismo os influencie. Mas, eu acredito na capacidade dos nossos tenistas e faremos de tudo para ir o mais longe possível nesta competição”, destaca Edemárcio.
Campeã geral nos Jogos Abertos e principal responsável pela 2ª colocação de Cascavel no ranking geral da competição, a Natação de Cascavel terá 19 atletas da equipe Associação Atlética Comercial/Farmácias Estrela/Semel, sendo dez nos masculino e nove no feminino. “Com a mudança de regulamento, com a classificação sendo feita pelo número de medalhas e não mais pela contagem de pontos, temos grandes chances de repetir nos Jogos da Juventude os bons resultados do Abertos. O que me dá confiança são os talentos individuais de nossa equipe, como a Ana Carolina Lucietto e a Keila Santos, que podem ganhar quatro medalhas de ouro cada uma”, observa Rui.