esportes@cascavelnews.com.br

Os treinos livres da 15ª edição das 500 Milhas Petrobras de Londrina, tradicional prova do automobilismo paranaense e brasileiro, iniciaram ontem no autódromo Ayrton Senna. A prova que será realizada de 7 a 9 de dezembro também comemora o aniversário de Londrina, que completa 72 anos de sua fundação. A organização espera reunir mais de 50 carros de todo o Brasil, na corrida que terá 800 km, disputada em 263 voltas ou sete horas.
As “500 Milhas Petrobras de Londrina” serão disputadas nas categorias Grupo 1 (Força Livre), Grupo 2 (Protótipo até 2.000cc), Grupo 3 (Turismo acima de 2.000cc), Grupo 4 (Turismo até 2.000cc), Grupo 5 (Turismo até 1.600cc), e Grupo 6 (Speed).
Hoje tem vistoria técnica e um treino livre pela manhã e outro à tarde. Os treinos classificatórios começam as 16h30 e vai até as 22 horas. Amanhã será realizado o “briefing” com a presença de todos os pilotos, diretor de prova, comissários desportivos e organização do evento. O “warm up” será realizado das 12 às 12h45. Às 15 horas teremos “Box” aberto, a largada está prevista para as 16 horas, chegada às 22h30 e podium às 23 horas.
No Grupo 1, um dos destaques é a dupla curitibana Jair Bana/Carlos Eduardo Bana (Bana Pneus/Pirelli), que depois de um bom Brasileiro de Endurance, são candidatos à vitória. Seu carro é um protótipo AS Vectra, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Podium da Petrobras. Na estratégia de corrida da equipe, estão previstas três paradas para trocas de pneus e abastecimento a cada hora e meia, e, se tudo correr bem, querem estar no pódio da categoria.
Outra equipe favorita à vitória no Grupo 2 é a CLZ Motorsport sediada em Curitiba, com a dupla Celso Zocolotte/Beto Cazuni (Vallimex/All Line) e seu Protótipo Spyder que possui motor Opel/Chevrolet 2.0, 16v, 260 cv de potência, duplo comando de válvula e injeção eletrônica. Possui ainda câmbio MK9 Hewland, de cinco marchas, freios Wilwood, sistema de telemetria, pesando 640 quilos, utilizando gasolina de aviação, com 100 octanas. Depois da vitória na última etapa do Brasileiro de Endurance, Celso e Beto vão em busca da vitória perdida em 2005, com a quebra de um rolamento da roda traseira direita.
O trio formado pelos pilotos Sanito Cruz Jr, Emerson Cruz e Alexandre Rigon vão correr com um Aldee 2.0, no Grupo 4. Sanito Cruz Jr (Tai-Yo/Calmix) busca seu tetracampeonato da tradicional prova londrinense. Outra equipe, a Cazuni Racing preparou um Gol 1.6 com injeção eletrônica, no Grupo 5, que será pilotado pelo paranaense Beto Baú e o catarinense Gilberto Borges (MKI/Tigre), que esperam um bom resultado nas 500 Milhas.
Os irmãos Sermann correm no Grupo 5, para Marcas 1.6, que prometem bom desempenho com o seu Gol, contando com o apoio do Grupo PoliService. Algacir e Geraldo têm estratégia de corrida definida, com três paradas para troca de pilotos e reabastecimento. Preparado pela OCR Competições, o Gol tem motor 1.6 de 150 cv, sendo um dos candidatos à vitória na categoria. “As previsões indicam chuva desde a largada das 500 Milhas. Então acredito que a corrida terá sete horas de duração mesmo”, disse o piloto Algacir Sermann Filho.