esportes@cascavelnews.com.br

Estadual Adulto de Voleibol tem rodada decisiva para fase final

A Última rodada do Campeonato Estadual de Voleibol Adulto Masculino promete fortes emoções. As variáveis dos resultados das três últimas partidas podem modificar a forma de disputa da fase final.
Campeã do primeiro turno, Purity/Cesumar precisa vencer Uniamérica/Foz para conquistar o segundo turno e assim, classificar-se diretamente para a final. Porém, se a equipe de Foz do Iguaçu vencer Maringá, joga ainda contra Inesul de Rolândia na finalização da primeira fase para conquistar o segundo turno e com as duas vitórias conquista o segundo turno, modificando a forma de disputa do campeonato para cruzamento olímpico entre os quatro melhores na soma dos dois turnos.
Já no somatório dos dois turnos, a situação é diferente. As quatro melhores equipes já estão matematicamente definidas. Purity/Cesumar não perde o posto de melhor equipe nos dois turnos mesmo com derrota para Foz no encerramento da primeira fase. Já a equipe de Ponta Grossa/Círculo/Dom Bosco está em segundo, e só permanece nesta colocação com duas derrotas de Uniamérica/Foz pelo placar adverso de 3×0. Caso a equipe da terra das Cataratas vença um set nos dois jogos, classifica-se em terceiro.
O que não muda é a quarta colocação. Araucária faz o seu último jogo contra o Positivo, e não importando o resultado do jogo já estará classificada para a fase final.
Porém, se Maringá vencer o jogo contra Foz do Iguaçu, já se classifica para a decisão, e Araucária, Uniamérica/Foz e Ponta Grossa/Circulo/Dom Bosco fariam um triangular para classificar a segunda equipe para a final. A disputa acontece em Foz do Iguaçu nos dias 5, 6 e 7 de outubro.
Em caso de Foz do Iguaçu conquistar duas vitórias no encerramento da primeira fase, conquistando o segundo turno, os jogos também já estariam definidos para o cruzamento olímpico: Purity/Cesumar enfrentaria Araucária, e Uniamérica/Foz enfrentaria Ponta Grossa/Círculo/Dom Bosco em outra semifinal. Caso essa premissa acontecesse, os dois vencedores destes jogos fariam a final e os dois perdedores disputariam o terceiro lugar no campeonato.
A ultima rodada do estadual acontece nos dias 29 e 30 de setembro.