esportes@cascavelnews.com.br

CASCAVEL (PR) – A história dos 50 anos do automobilismo de Cascavel será mostrada na “1ª Mostra da História do Automobilismo de Cascavel”, que será realizada de 17 a 20 deste mês, no Centro de Convenções do município. O evento é a primeira realização do recém-criado Instituto Jaci Pian.
Quem visitará a exposição terá a oportunidade de conhecer a historia do esporte que encantou os cascavelenses e faz parte da história do município. Serão expostos carros de competições atuais e do passado, fotos, painéis com reportagem das primeiras corridas realizadas nas ruas da cidade, troféus e acervos particulares de muitos pilotos. Muitos pilotos estarão no evento, recebendo os visitantes e contando suas proezas nas pistas, como o próprio Jaci Pian, que venceu a primeira corrida realizada no Autódromo de Cascavel.
Instituto Jaci Pian
O Instituto Jaci Pian foi criado oficialmente no dia 20 do mês passado, em solenidade que contou com a presença de pilotos, ex-pilotos, autoridades municipais, desportistas e empresários. A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) foi representada pelo seu vice-presidente Milton Sperafico.
O objetivo do Instituto Jaci Pian é resgatar a história do automobilismo em Cascavel, que está completando 50 anos de existência na cidade, além de dar suporte às atividades desenvolvidas na área, inclusive ajudando a captar recursos para futuros projetos, que inclui a construção de um museu no interior do Autódromo Zilmar Beux, e a criação de uma escola para a formação de novos pilotos.