Após obter a marca de 4,66m no salto com vara no Meeting Internacional em Pista Coberta de Paris, e bater pela terceira vez em 2007 o recorde sul-americano da prova, Fabiana Murer retorna ao Brasil para dar continuidade aos treinamentos. O objetivo da atleta de Campinas é a conquista da vaga na seleção brasileira para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, entre 13 e 29 de julho. Patrocinada há oito anos pela Nike, a atleta também se prepara para o início das competições outdoor (pistas ao ar livre), a partir de maio.
Um dos destaques da nova geração do atletismo nacional, Fabiana, de 25 anos, vive um dos melhores momentos da sua carreira e é uma das promessas do país no Pan.
A Fabiana está entre as principais atletas do mundo, e em todas as provas a competitividade sempre é muito grande. Isso não vai ser diferente no Pan. A expectativa é boa, mas sabemos que podemos encontrar saltadoras fortes, como a norte-americana Jennifer Stuczynski, lembra o técnico Élson Miranda.
Fabiana ocupa o oitavo lugar no ranking mundial, enquanto Jennifer é a segunda, com a marca de 4,72m. As duas atletas já se encontraram esse ano, no Milrose Games, em Nova York, uma das competições mais importantes do calendário internacional de pista coberta e que celebrou no Madison Square Garden a sua 100ª edição. As duas conseguiram a mesma marca, 4,53m, mas Jennifer levou vantagem no critério de desempate.
Acho que o Pan será bem disputado, principalmente pela presença da Jennifer. A prova será ainda mais bonita e legal de assistir. Vai ganhar quem estiver mais confiante e mais bem preparada psicologicamente. Mas tenho uma vantagem: a torcida, que em 2006, no GP de Belém, me ajudou muito, conta a saltadora.
Fabiana tem outros objetivos este ano. Além do Pan do Rio, ela inicia a temporada de provas em pistas ao ar livre. O recorde sul-americano também é da brasileira com 4,66m, mesma marca que ela tem em provas indoor.
As competições começam em maio com três GPs, em Belém, Rio de Janeiro e Fortaleza, além do Campeonato Sul-Americano, que também será no Rio. Em junho, Fabiana parte para outro desafio: o Golden League de Atletismo de Oslo, na Noruega, competição que reúne os melhores do mundo. Depois, retorna ao Brasil para a disputa do Troféu Brasil CAIXA de Atletismo que selecionará os representantes para o Pan-Americano. E, em julho, compete no dia 8 na Golden League de Paris e no dia 15 na de Roma.
Fabiana fez um estágio de treinamento em Aosta, na Itália, onde treinou com o técnico ucraniano Vitaly Petrov, responsável pela preparação da campeã mundial e olímpica e recordista mundial da modalidade Yelena Isinbayeva, que no Meeting de Paris garantiu o primeiro lugar com um salto de 4,81m. O treinamento integra um programa que une atletas com chances de obter bons resultados no ano. Após o Pan, a brasileira retomará os treinos na cidade italiana para o Mundial de Osaka, no Japão, marcado para agosto.