esportes@cascavelnews.com.br

O piloto curitibano Fábio Ebrahim (Valorem/Transvalorem), que no domingo, conquistou o título de bicampeão do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo (SP), foi desclassificado da nona etapa pelos comissários técnicos. É que o carro do Ebrahim estava com um volante do motor 1.6 VW dos anos 80, que tem peso inferior aos dos modelos mais novos, mesmo assim, dentro dos padrões Volkswagen.
O item do regulamento que balizou a decisão foi o Artigo 7º (Motor), item 7.2.5 (Volante do motor), que estabelece: “Volante do motor – Original, podendo ser retrabalhado apenas para balanceamento do conjunto virabrequim, volante e platô. A cremalheira do motor de partida deve permanecer original com relação ao número de dentes, largura e altura dos mesmos”. O laudo apontou uma diferença de peso, em relação ao volante original, de 472 gramas.
Mas o resultado está sub-judice, pois Fábio Ebrahim (Valorem) está entrando com recurso junto ao Tribunal de Justiça Desportiva, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), para comprovar que seu “volante do motor” também é original, só que é mais antigo. O modelo comparado pelos comissários técnicos é 2007.
“A usinagem dessas peças nem sempre acompanham o mesmo peso, e a comparação da peça foi verificada com uma nova (2007), sendo que a nossa é dos anos 80, o que nos faz acreditar que estamos dentro do regulamento. Por isso, ainda me considero bicampeão do Brasileiro de Marcas e Pilotos”, declarou Fábio Ebrahim (Transvalorem).

CLASSIFICAÇÃO – A classificação final do Brasileiro de Marcas & Pilotos, sub-júdice, é esta: 1º) Fábio Ebrahim, com 138 pontos; 2º) Geraldo Sermann, 135; 3º) Rafael Iserhard, 125; 4º) Marco Romanini, 84; 5º) César Bonilha, 72; 6º) Algacir Sermann Filho, 67; 7º) Marcelo Camacho, 41; 8º) Mário Yokota, 36; 9º) Beto Cazuni, 28; 10º) Guto Passos, 23; 11º) Fernando Júnior, 22; 12º) Guilherme Haddad, 20; 13º) Jaidson Zini, 16; 14º) Leandro Romera, 13; 15º) Nelson Alexandre, com 12 pontos.