esportes@cascavelnews.com.br

A participação no Campeonato Brasileiro de Judô da categoria pré-juvenil (13/14 anos), que acontece de 19 a 21 deste mês, em São Luiz, no Maranhão, ainda é incerta para os atletas da Associação Ricardo Santos/HCO/Prefeitura de Toledo. A falta de dinheiro para custear as despesas de viagem, alimentação e estadia podem deixá-los de fora da competição mais importante do ano em suas categorias.
Os medalhistas de ouro no Campeonato Paranaense realizado em Ponta Grossa, no último domingo, Jhiovani Thierry Lamb (até 40 kg), Marcos Vinicius da Silva (até 44 kg) e Márcia Cristina da Silva (até 58kg) garantiram as vagas para disputar o Nacional, mas agora correm contra o tempo para tentar fundos para cobrir os gastos.
De acordo com o técnico Ricardo Santos, a prefeitura fornece todo o respaldo para competições dentro do Estado e a Federação Paranaense vai bancar apenas R$ 300,00 para cada um dos atletas como contribuição na compra da passagem aérea, que tem um custo aproximado de R$ 1.200,00 ida e volta. Além disso, os custos de alimentação e estadia também pesam quando não se tem patrocínio.
“Gostaríamos que as empresas abrissem as portas para ajudarem esses atletas, uma vez que se trata de uma competição importante que pode determinar o futuro deles. Do contrário, corremos o risco de ver algumas carreiras interrompidas por falta de incentivo”, desabafa o técnico Santos.
Em se tratando desses três atletas, a situação é ainda mais delicada. Marcos e Márcia são irmãos e para família custear esses valores se torna impossível. Já Jhiovani, é atleta revelado no Projeto Social Geração Olímpica e suas dificuldades são bem maiores.
A corrida contra o tempo se dá também ao fato de que a Federação Paranaense de Judô está pressionando para a confirmação dos atletas até amanhã para pagar estes valores no pacote de viagem. Ou seja, caso, não houver a confirmação, a participação já fica mais distante.
Se algum empresário quiser contribuir pela participação dos atletas pode entrar em contato através do telefone 45-3054-1581 ou 8406-2654 com o técnico Ricardo Santos.
VICE-CAMPEÃO – A participação dos atletas de Toledo no Campeonato Paranaense em Ponta Grossa rendeu a posição de vice-campeão geral masculino e terceiro lugar geral masculino/feminino atrás apenas das academias AMCF, de Maringá e Judô Nintai, de Curitiba.
Além dos três atletas classificados para o Nacional, os judocas Cauan Hurmann (até 64 kg) terminou com medalha de bronze e Jonathan Gardini (+64 kg) conquistou a prata. Também participaram da competição Gustavo Fisher, Henrique Butka e Guilherme Vergani.