Quando se fala no sobrenome Castro no automobilismo gaúcho se fala em uma história repleta de sucessos e vitórias, principalmente em provas de longa duração. A família coleciona 11 vitórias na 12 Horas de Tarumã, uma das mais famosas provas do esporte no Brasil, além de outras duas nas 12 Horas de Kart.
E é em busca da 12ª vitória na 12 Horas que a família Castro alinhará três representantes na largada da 29ª edição, prevista para a meia-noite do próximo sábado no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).
Luis Alberto de Castro, o Castrinho, de volta às pistas depois de cinco anos, é dono de quatro vitórias na história das 12 Horas. Seu irmão, Vitor Hugo, é o maior vencedor da prova, com cinco conquistas, mas não correrá em 2009. Christian Castro, filho de Luis Alberto, venceu as duas últimas edições, além de contar com as vitórias no kart, ao lado do irmão, Matheus. Outro representante da família, Pedro, o mais jovem, é filho de Vitor Hugo e já venceu uma 12 Horas de Kart, a de 2008, ao lado dos primos.
Castrinho e Christian correrão juntos, ao lado de Juliano Moro, enquanto que Matheus disputará a prova com Paulo Hoerlle, outra lenda do automobilismo do Rio Grande do Sul, e Gustavo Martins.
O objetivo do trio formado pelo pai e seus dois filhos? Vitória, é claro, diz Christian Castro, com um largo sorriso. Não será fácil e obviamente não seremos os três juntos nesta vitória, se ela acontecer. Mas seria muito legal se nossos dois carros terminassem nas duas primeiras posições, completa Christian Castro.
O carro que o trio Castrinho/Christian/Moro utilizará é um MRX, o protótipo mais rápido fabricado no Brasil e equipado com um motor Audi turbo. Temos hoje um carro extremamente rápido e confiável. É claro que uma prova como essa exige demais do equipamento, dos pilotos e da equipe, e por isso é difícil apontar um único favorito, aponta o experiente Luis Alberto de Castro. Mas certamente estamos dentro de uma lista de possíveis vencedores, emenda.
Matheus, ao lado de Hoerlle e Martins, pilotará um protótipo MCR, igualmente equipado com motor turbo. Esta será minha segunda 12 Horas, a primeira com um carro notável e rápido como este, diz o jovem representante da família Castro. Estamos otimistas, preparados e certamente vamos buscar a vitória, a 12ª da família, finaliza o mais jovem piloto da família Castro nesta edição das 12 Horas.
A tomada de tempos está prevista para o fim da tarde de amanhã e a largada será à meia-noite do sábado.