A 29ª edição da Cascavel de Ouro revelou o segundo nome de um piloto vencedor a também integrar a galeria de campeões. Ricardo Sperafico venceu a corrida disputada na tarde de hoje no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, formando dupla com seu primo Natan Sperafico. Foi a segunda vitória da equipe Sérgio Ferrari Racing Team na prova a equipe ganhou em 1986 com o piloto Dilso Sperafico, pai de Ricardo.
As voltas finais da prova, que teve duração de quatro horas, tiveram tom dramático para os Sperafico o alternador do Ford Ka número 27 pifou quando faltavam 40 minutos para a bandeirada final. O carro poderia parar a qualquer momento, revelou Eduardo Ferrari, aliviado. Eduardo e Thiago são filhos de Sérgio Ferrari, fundador da equipe, que a comandava quando Dilso ganhou a 13ª edição, em 1986. Uma geração passando o bastão à outra, disse.
Ricardo, ao repetir a vitória do pai, iguala o feito de David Muffato, que na primeira de suas duas vitórias na Cascavel de Ouro, em 1994, juntou-se ao pai Pedro Muffato, três vezes vencedor da corrida longa mais tradicional do automobilismo paranaense no início da década de 70. O carro se comportou perfeitamente bem, tivemos um ótimo trabalho nos boxes. Tudo deu certo, não é todo dia que se ganha uma corrida tão importante. É dia de festa, definiu.
Aos 36 anos, Ricardo Sperafico acumula vasta experiência internacional. Atuou na Fórmula Ford inglesa, na Fórmula 3 sul-americana, na Fórmula 3000 italiana onde foi campeão em 1999 , como piloto de testes da Fórmula 1, na Stock Car e no Blancpain Endurance Series, onde atuou em algumas etapas de 2015. Natan, dez anos mais jovem que o primo, tem sua experiência como piloto restrita ao kart e ao Campeonato Metropolitano de Marcas de Cascavel.
É aquela história, a ficha ainda não caiu. A equipe toda se preparou muito bem e sabíamos que nossa condição era boa, principalmente depois da tomada de tempos classificatória, descreveu, citando a dobradinha da equipe no grid de largada eles largaram em segundo lugar, atrás do Renault Clio de Guilherme e Rodrigo Sperafico, lideraram as 16 primeiras voltas da Cascavel de Ouro e abandonaram com o câmbio quebrado na 94ª voltas.
A Cascavel de Ouro de 2015 apresentou 13 trocas de lideranças, várias delas motivadas pelo regulamento que estipula mínimo de cinco pit stops para reabastecimento. Ricardo e Natan Sperafico lideraram a corrida quatro vezes, da 17ª a 31ª volta, da 94ª à 109ª, da 114ª à 136ª e da 139ª até a última. Caus e Bastos, que terminaram em segundo a 5s564 dos vencedores, lideraram a prova duas vezes, nas voltas 92 e 93 e da 110ª à 113ª.
Sirtoli e os Fagundes, que ocuparam o 21º lugar no grid, tiveram o Palio da equipe vencedora na liderança da corrida em duas oportunidades, entre as voltas 83 e 89 e nas voltas 137 e 138. André Bragantini Júnior, Galid Osman e Caíto Carvalho, inscritos com o GM Celta da Sensei-Sorbara Motorsport, foram líderes entre as voltas 33 e 62, da 66ª à 82ª e nas voltas 90 e 91, quando um rompimento do tanque de combustível os fez abandonar a disputa.
Outros dois carros ocuparam a liderança da Cascavel de Ouro. O Ford Fiesta de Leandro Zandoná e Daniel Kaefer, da Ferrari Motorsport, foi primeiro colocado nas voltas 32 e 33. O VW Gol da FF Racing, pilotado por Gustavo Magnabosco, Eduardo Berlanda e Fausto de Lucca, comandou da volta 63 a 65. A dupla e o trio abandonaram a corrida no primeiro caso, por acidente; no segundo, por problemas mecânicos como os que atingiram maior parte do grid.
As quatro horas de corrida constituíram um exercício de resistência aos carros da categoria Marcas & Pilotos 1.6 que compuseram o grid da 29ª edição da prova. Dos 38 que largaram, 22 permaneciam na pista quando os Sperafico confirmaram a vitória. Destes, alguns haviam permanecido longos períodos nos boxes para reparos e substituições. O resultado oficial contemplou o vencedor e os 18 que cumpriram ao menos 75% de suas 162 voltas.
Natan e Ricardo Sperafico, pelo primeiro lugar, receberam um automóvel Renault Clio zero quilômetro. A entrega de troféus no pódio ocorreu de forma simbólica. A premiação aos três primeiros colocados será feita na noite de 11 de novembro em São Paulo, durante a cerimônia de premiação do Capacete de Ouro, evento promovido anualmente pela revista Racing para o qual os 87 pilotos participantes da Cascavel de Ouro estão convidados.
Veja o resultado 29ª Cascavel De Ouro após 162 voltas
1º) Natan Sperafico/Ricardo Sperafico (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 4h02m07s835
2º) Edoli Caús Júnior/Marlon Bastos (GM Celta/Caús Motorsport), a 5s564
3º) Leônidas Fagundes/Vinicius Fagundes/Guilherme Sírtoli (Fiat Palio/Sérgio Ferrari Racing Team), a 23s866
4º) Fernande Valandro/Guto Baldo (VW Gol/Stumpf Preparações), a 1 volta
5º) Michel Giusti/Jorge Martelli/Marcelo Cancelli (VW Gol/MP Competições), a 2 voltas
6º) Gabriel Correa/Edson do Valle (Ford Ka/Classe A Racing-Ferrari Motorsport), a 2 voltas
7º) Rogério Castro/André Marques (Ford Ka/Quality Sports-Fórmula Truck), a 3 voltas
8º) Cleyton Cezarotto/Marcelo Campagnolo (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), a 7 voltas
9º) Gelmar Chmiel Júnior/Gilliard Chmiel (VW Gol/Stumpf Preparações), a 8 voltas
10º) Marcos Ramos/Marcelo Karam/Tillo Trombini (Peugeot 207/LeLac-Cordova Motorsports), a 11 voltas
11º) Higor Hoffmann/Rodrigo Elger/Marcelo Monte (GM Corsa/Maringá Racing), a 12 voltas
12º) Luís Filgueiras/Thiago Oliveira (VW Gol/AGB Preparações), a 12 voltas
13º) Marcelo Beux/João Paulo Gelain (VW Gol/Speed Car), a 15 voltas
14º) Luiz Fernando Pielak/David Muffato (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), a 17 voltas
15º) Renato Braga/Celio Vinicius (GM Celta/Fast Racing), 18 voltas
16º) Anderson Portes/Rafael Paiva/Juliano Bastos (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), a 22 voltas
17º) Emílio Weiss/Alex Fabiano (VW Gol/Stumpf Preparações), a 25 voltas
18º) Cesar Bonilha/Wellington Cirino (VW Gol/Cesinha Competições), a 31 voltas
19º) Lúcio Seidel/Davi dal Pizzol (GM Classic/Seidel Preparações), a 36 voltas
NÃO COMPLETARAM
Sandro Moura/Júnior Maggi/Mauro Smozinski (VW Gol/Stumpf Preparações), a 45 voltas
Thiago Klein/Marcelo di Tripa (VW Gol/Paraguay Racing), a 46 voltas
Edson Massaro/César Chimin (VW Gol/Speed Car), a 51 voltas
Lorenzo Massaro/Cleves Formentão (VW Gol/Speed Car), a 65 voltas
Guilherme Sperafico/Rodrigo Sperafico (Renault Clio/Sérgio Ferrari Racing Team), a 69 voltas
Caíto Carvalho/André Bragantini/Galid Osman (GM Celta/Sorbara Motorsport), a 71 voltas
Gustavo Magnabosco/Eduardo Berlanda/Fausto de Lucca (VW Gol/FF Racing), a 81 voltas
Eduardo Zambiazi/Junior Francez (VW Gol/Ribecar), a 85 voltas
Paulo Salustiano/Dani Navarro (GM Corsa/Quality Sports-Fórmula Truck), a 85 voltas
Paulo Bento/Carlos SG Souza (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), a 90 voltas
Leandro Zandoná/Daniel Kaefer (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), a 90 voltas
Ricardo Lima/Edgard Amaral/Beto Vanzin (Ford Fiesta/Cezarotto Motorsport-Fast Racing), a 92 voltas
Wanderley Faust/Aloysio Ludwig Neto (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), a 102 voltas
Ingmar Biberg/Eduardo “Edo” Diesel/Thiago Camilo (Renault Clio/Sorbara Motorsport), a 107 voltas
Odair dos Santos/Leandro Reis (Ford Fiesta/Paraguay Racing), a 117 voltas
Diogo Pachenki/Edson Bueno (Ford Ka/Cezarotto Motorsport), a 123 voltas
Marco Romanini/Beto Monteiro (Renault Clio/Stumpf Preparações), a 133 voltas
Marcel Sedano/Leandro Totti (VW Gol/Stumpf Preparações), a 136 voltas
Wanderson Freitas/Leandro Freitas/Fabiano Cardoso (GM Celta/Fast Racing), a 147 voltas
Melhor volta: Ricardo Sperafico, na 150ª, 1min18s315, média de 140,570 km/h